Pioneiro desde dezembro do ano passado na distribuição do medicamento canabidiol (à base da Cannabis Sativa) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Sergipe ganhou destaque nacional no telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo. No ano passado, como um compromisso assumido com os sergipanos pelo governador Fábio Mitidieri, o Governo do Estado instituiu a Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos, medicinais, veterinários e científicos, e se tornou uma referência para os demais territórios. Os principais beneficiados com o medicamento são aquelas pessoas que vivem com esclerose lateral amiotrófica (ELA), transtorno do espectro autista (TEA), dores crônicas, glaucoma, Alzheimer, ansiedade e endometriose.
A Secretaria de Estado da Saúde oferta o medicamento por meio do Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate), responsável também por prestar orientações técnicas para a condução terapêutica à base de Cannabis na rede estadual, visando um atendimento e cuidado integral às necessidades de saúde dos pacientes que necessitam. O Núcleo funciona no Ambulatório de Retorno do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
O estado tem compartilhado essa experiência com outros estados, sendo hoje uma referência nesse tipo de tratamento, que tem trazido resultados positivos aos beneficiários. A política implantada em Sergipe tem o objetivo de avançar e levar uma saúde qualificada para a população, como também pode servir de referência para os demais territórios.
Fotos: Mario Sousa