Outra preocupação do Google em relação ao Projeto de Lei 2630/2020 é a obrigação de pagamento pelo “uso” de “conteúdo jornalístico”, sem definição clara do que seria esse “uso” ou o que seria considerado “conteúdo jornalístico”.
Segundo Fabio Coelho, o texto do PL 2630 pode significar coisas diferentes e trazer consequências negativas para o acesso à informação relevante na internet. As ferramentas de busca poderiam ser forçadas a remunerar qualquer site que alegue produzir conteúdo jornalístico, apenas por exibir pequenos trechos de conteúdo e os respectivos links para suas páginas na web.
As ferramentas de busca, como o Google, são baseadas na capacidade de conectar as pessoas com uma página na web de forma gratuita. Para dar uma ideia, todos os meses a Busca do Google envia 24 bilhões de cliques para sites de notícias em todo o mundo sem custo algum – o equivalente a 9 mil cliques por segundo.
O Google alerta que forçar as ferramentas de busca a pagarem por exibir conteúdo indexado em seus resultados de busca pode criar uma vantagem competitiva para os grandes veículos de comunicação e prejudicar os pequenos produtores de conteúdo.
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