Pular para o conteúdo
Início Sergipe Aracaju As Últimas Notícias de Sergipe Polícia Federal Desmantela Esquema de Trabalho Escravo em Aracaju

Polícia Federal Desmantela Esquema de Trabalho Escravo em Aracaju

Na manhã desta sexta-feira (5), uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cumpriu três mandados de busca e apreensão contra investigados por trabalho análogo à escravidão em Aracaju. Oito vítimas foram identificadas e estão sendo ouvidas.

As investigações revelaram que os suspeitos exploravam pessoas socioeconomicamente vulneráveis, submetendo-as a jornadas exaustivas de trabalho, com a falsa promessa de receberem mais de um salário mínimo por semana. Com remuneração variável e dependente da produção, as vítimas trabalhavam mais de 10 horas por dia nas ruas, tentando vender produtos, muitas vezes sem poder parar, mesmo quando doentes.

Além disso, a empresa não era formalizada e não havia contratos entre os investigados e as vítimas, que não possuíam direitos trabalhistas como 13º salário, férias e FGTS. Segundo a PF, o salário pago era inferior ao mínimo legal.

O inquérito policial foi iniciado a partir de uma denúncia do MPT, que inicialmente identificou oito vítimas, mas esse número pode aumentar conforme as investigações avancem.

Os crimes investigados são de redução de pessoas a condições de trabalho análogas à escravidão e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a até 11 anos de reclusão. O MPT e o MTE também buscam assegurar que os exploradores paguem as verbas trabalhistas devidas às vítimas.

 

 

 

 

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter