Pular para o conteúdo
Políticas do Governo de Sergipe impulsionam investimentos e transformam o mercado de trabalho

Políticas do Governo de Sergipe impulsionam investimentos e transformam o mercado de trabalho

As políticas de desenvolvimento implementadas pelo Governo de Sergipe têm reposicionado o estado como um dos mais atrativos do Nordeste para novos investimentos. Por meio de iniciativas como o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), conduzido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a gestão estadual tem garantido incentivos fiscais, apoio locacional e infraestrutura para a instalação e expansão de empresas, resultando em um crescimento recorde do emprego formal.

E todo esse trabalho tem dado frutos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Sergipe alcançou o segundo maior crescimento do Brasil em empregos com carteira assinada em setembro, com 357.444 trabalhadores formais. Esse número representa tanto a força do setor produtivo, quanto o efeito positivo de uma política pública integrada, que une atração de investimentos e inclusão social. 

De 2022 a 2025, o estado reduziu de 414 mil para 356 mil as famílias atendidas pelo Bolsa Família, enquanto o número de empregos formais subiu de 314 mil para 357 mil. Esta é a primeira vez que o número de pessoas com carteira assinada supera o de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Grandes grupos como Atakarejo, Mix Mateus, Bombom e Supertem expandiram suas operações com apoio direto do governo, gerando milhares de novas vagas. 

O impacto das políticas estaduais também é visível na interiorização do desenvolvimento. Indústrias como a Di Valentini, em Nossa Senhora Aparecida, e a futura Mariotta, em Boquim, estão levando oportunidades a regiões que antes careciam de empregos, com o apoio técnico e institucional do Governo do Estado. “Tivemos total apoio do Governo do Estado, sempre presente nas nossas ações”, afirma Helvécio Sousa, do Grupo Bombom. Já o diretor da Di Valentini, José Osterno Filho, destaca que o incentivo estadual é decisivo para a chegada dos empreendimentos. “Onde existe o trabalho, existe o progresso”, ressaltou ao evidenciar que a gestão estadual tem feito isso acontecer em Sergipe.

Foto: Thiago Santos