Programa de Governo Itinerante aproxima ações do Estado da população sergipana
O município de Estância recebeu a quarta edição do ‘Sergipe é aqui’ no último dia 12. O programa do Governo de Sergipe levou cerca de 150 serviços e ações à população da região sul do estado. Durante todo o dia, os cidadãos estancianos foram atendidos numa megaestrutura montada na Escola Municipal Maria Izabel de Carvalho Nabuco D’Ávila, por uma equipe dedicada e disposta a facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pelo Estado.
Emissão de RG e agendamento; RG inclusivo; renegociação de dívidas junto ao Banese, abertura de conta, acesso a crédito fundiário, entrega do Cadastro de Agricultura Familiar; confecção do ID Jovem (carteira que dá direito ao jovem de baixa renda ter acesso ao transporte intermunicipal); exames, ultrassonografias, consultas e testes rápidos foram alguns dos serviços ofertados no município. Atendimento especializado e individualizado de serviços de assessoria jurídica e psicossocial, como forma de prevenção e combate ao enfrentamento à violência de gênero, além de informações de direitos e encaminhamentos para a rede de proteção local e atividades esportivas e culturais também foram disponibilizados, assim como o Ônibus Lilás, ofertado pela Diretoria de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM.
Moradora do Bairro São Jorge, Eunice de Oliveira, 73, procurou o espaço para renovar suas carteiras de identidade e do Passe Livre Intermunicipal. “Consegui os dois, fiquei muito feliz. Graças a Deus, foi muito bom! Aqui facilitou, fiz logo as duas e foi tudo de graça”, comemorou a aposentada.
A estudante Gisele Santana, 20, também realizou a emissão da segunda via do RG (Registro Geral) e elogiou o programa. “Foi importante, porque é mais trabalhoso quando a gente tenta agendar, pois às vezes não consegue. Se não fosse aqui, teria que aguardar mais um mês para tentar fazer”, disse a jovem.
Já Marlene Ferreira aproveitou o ‘Sergipe é aqui’ para realizar exames. “Aproveitei a oportunidade para fazer o teste rápido e estou achando bom. É importante porque a gente se previne e fica sabendo se tem algo ou não”, contou.
Nesta edição, alguns serviços foram novidade, como a presença da Fundação Parreiras Horta, que realizou coleta de sangue para realização de cadastro de medula óssea, coleta de sangue para realização do PSA e o Programa Protege para gestante, com exames como HIV, sífilis, toxoplasmose.
Ações e cuidado
Ao todo, foram 30 órgãos envolvidos, entre secretarias e instituições da administração estadual direta e indireta, unidos pela proposta de aproximar as ações da administração estadual dos sergipanos, atendendo e acolhendo suas demandas.
Na Oficina de Pintura em Tela do projeto ‘Inclusão pela Arte’, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), crianças puderam ter contato com materiais para se expressar artisticamente. Para o coordenador do projeto, Eduardo Fabião, o objetivo é identificar crianças que gostem de arte para que elas possam se expressar por meio da pintura. “O incentivo à cultura e artes começa já na primeira infância”, expôs o artista plástico.
Mãe do pequeno João, 6 anos, Diana Oliveira, 40, se encantou com o projeto. “Vim tirar uma nova carteira de identidade e tentar fazer a ultrassom mamária. É uma grande oportunidade para o cidadão, principalmente para quem tem dificuldade para agendar esses serviços, como no meu caso. Trouxe o João porque não tinha com quem deixar, quando chegou viu esse espaço e pediu para desenhar e está adorando, porque ele gosta muito de pintar”, revelou a moradora do bairro Porto d’Areia.
Leal Brito, 47, mora no Bairro Cidade Nova e se dirigiu ao local para emitir um novo RG, mas aproveitou também para cuidar das unhas. “Esse trabalho é muito bom para muita gente, é muito importante para a população. Vim fazer o RG, mas vou também cuidar das unhas. Geralmente não tenho tempo por causa do trabalho, mas hoje deu certo”, afirmou o trabalhador da Construção Civil.
Segundo Maria Célia de Jesus, 70, as ações aproximam o governo da população. “Foi ótimo, é bom para ficar mais bonita”, explicou ao usar o ‘Espaço da Mulher’ para fazer as unhas. O serviço foi ofertado em parceria com a Prefeitura de Estância.
Investimentos
Na ocasião, também foram autorizadas ordens de serviço destinadas à pavimentação asfáltica e granítica de 12 mil m² de ruas em Estância, e 5 mil m² para os municípios de Pedrinhas, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy.
Para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres residentes em Estância e em municípios circunvizinhos, que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, ou ainda aquelas que são vítimas de violência doméstica e familiar, ainda foi realizada, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a entrega do Cartão ‘Mais Inclusão – CMais Mulher’, garantindo o pagamento de seis parcelas no valor de R$ 500,00. Os recursos para a execução do programa são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc).