Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju chama a atenção para necessidade da vacinação contra poliomielite

Prefeitura de Aracaju chama a atenção para necessidade da vacinação contra poliomielite

Prefeitura de Aracaju chama a atenção para necessidade da vacinação contra poliomielite

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está fazendo um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra a poliomielite. Na cidade de Aracaju, apenas 52,85% da população estimada recebeu a vacina até o momento. O esquema de vacinação regular consiste em três doses injetáveis da vacina inativada contra a poliomielite (VIP) e deve ser administrado às crianças com idade entre 15 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), conhecida como “vacina de gotinha”, devem ser administradas aos 15 meses e posteriormente aos 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Larissa Ribeiro, coordenadora de Imunização da SMS, destaca que as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão oferecendo a vacinação e enfatiza que, das 7.937 crianças que estão aptas a receber a vacina contra a poliomielite, ainda faltam 3.742 receberem as doses necessárias. A vacina contra a poliomielite é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil, e manter o cartão de vacinação atualizado reduz o risco de contrair várias doenças na infância.

Larissa Ribeiro enfatiza: “Ao nascer, a criança recebe o cartão de vacinação, e é importante preservá-lo ao longo da vida, seguindo rigorosamente todas as orientações fornecidas pelas equipes de profissionais de saúde nas UBSs.”

A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus chamado poliovírus, que se replica principalmente no trato gastrointestinal. Ela pode levar a paralisia infantil e, geralmente, as sequelas da poliomielite estão relacionadas à infecção da medula espinhal e do cérebro pelo poliovírus. Essas sequelas são frequentemente motoras e não têm cura. A doença pode afetar tanto crianças quanto adultos, causando paralisia total ou parcial dos membros inferiores.

Em Aracaju, as salas de vacinação nas 45 UBSs estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Dessas unidades, 16 oferecem horário estendido para vacinação de rotina, até as 18h. Essas unidades são: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho e Onésimo Pinto.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter


Leia também: Salão Imobiliário acontece de 21 a 31 de agosto