Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju entrega obra de revitalização do Terminal DIA

Prefeitura de Aracaju entrega obra de revitalização do Terminal DIA

Responsável por integrar algumas das linhas de transporte coletivo mais importantes da capital, o Terminal DIA passou por um importante processo de reestruturação, em um investimento de aproximadamente R$3,5 milhões da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com o objetivo de atender melhor às necessidades dos milhares de aracajuanos que o utilizam diariamente. A entrega à população foi realizada na manhã deste sábado, 29.
A reforma do local integra o projeto de mobilidade urbana da capital, com a recuperação asfáltica dos principais corredores de trânsito.
O projeto envolveu a recuperação da cobertura metálica, reconstrução de duas guaritas, implementação de sistemas de combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas, revitalização dos muros e readequação de todo o espaço às normas de acessibilidade.
“Poder oficializar a entrega do Terminal DIA, completamente reestruturado à população, é uma grande felicidade. Este é um terminal muito importante, que recebe as principais linhas do sistema de transporte coletivo da nossa capital e da grande Aracaju, com grande fluxo de passageiros, diariamente, e que estava em condições bem precárias. Colocamos a sua recuperação dentro do Projeto de Mobilidade Urbana, iniciamos a obra durante a pandemia, enfrentamos muitos desafios para concluí-la, ocorreram atrasos por falta de insumos,mas conseguimos. Sabemos como é difícil a vida de quem necessita do transporte público todos os dias e precisávamos melhorar essa experiência cotidiana dos aracajuanos que por aqui passam. Portanto, é uma obra significativa e que trará mais conforto e dignidade às pessoas que fazem suas baldeações neste terminal”, aponta o prefeito, Edvaldo Nogueira.
A obra faz parte dos investimentos da administração municipal na melhora do transporte público ofertado na cidade, como a reforma e inauguração de outros espaços de integração nas zonas sul e central da cidade, por exemplo.

“É um momento muito importante e especial e que começou no início da gestão, com a requalificação dos corredores de transporte, melhorando a trafegabilidade entre as vias. Teve a entrega do terminal da Atalaia e o novo terminal do Mercado e agora o DIA. É uma alegria entregar esse equipamento para a população. É aumentar a qualidade do transporte público na cidade”, afirma o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Renato Telles.

A administração municipal realizou também o ordenamento do comércio dentro do terminal, com a construção de 30 boxes e duas lanchonetes para comercialização de produtos.
“Essa foi uma obra difícil, porque precisamos executá-la sem fechar o terminal. Além disso, o prefeito decidiu ampliar o número de boxes, atendendo à reivindicação justa dos comerciantes. Mas hoje entregamos e esse terminal vai se juntar a todo esse corredor da Hermes Fontes, trazendo uma grande melhoria para o transporte na cidade”, explica o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.
A nova infraestrutura alia-se à entrega do termo de liberação do espaço, também neste sábado, aos 32 permissionários, de acordo com sorteio realizado no mês de março.
“O prefeito ampliou de 12 para 30 o número de pontos, demonstrando uma preocupação com aqueles que mais precisam. Tudo foi feito de forma harmônica, o cadastro, o sorteio entre eles, conversamos como cada um e hoje entregamos as chaves e as permissões para que possam atuar”, ressalta o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Paixão.
Para o comerciante José Francisco Filho, que atua no local desde 2001, a revitalização do espaço permite trabalhar com mais dignidade.
“Para mim a mudança é fenomenal, porque estamos em um lugar digno, vale a pena sair de casa para vir trabalhar nesse terminal.Tudo foi feito de maneira organizada, nota dez, justo e honesto. Estamos satisfeitos e vamos poder prestar um melhor serviço para a população de Aracaju”,diz.
O autônomo Nailton dos Santos, que utiliza o terminal no dia a dia, também está satisfeito com o resultado do projeto e feliz pela resolução de problemas antigos.
“Está ótimo, a estrutura ficou dez. Antigamente, a gente nem conseguia andar direito por conta dos buracos, havia esgoto a céu aberto e faltava iluminação. Agora, está mais amplo, espaçoso e organizado”, opina.