Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju intensifica ação de combate ao Aedes aegypti com aplicação de fumacê em quatro bairros

Prefeitura de Aracaju intensifica ação de combate ao Aedes aegypti com aplicação de fumacê em quatro bairros

Prefeitura de Aracaju intensifica ação de combate ao Aedes aegypti com aplicação de fumacê em quatro bairros

Medida preventiva visa conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está intensificando suas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Uma das principais estratégias adotadas é a aplicação do fumacê costal, que acontece semanalmente em diversos bairros da cidade.

Nesta semana, o cronograma de aplicação do fumacê contempla quatro bairros, com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito e proteger a saúde da população. A ação teve início nesta segunda-feira, 18, no bairro Cidade Nova, e continuará nos dias seguintes.

  • Terça-feira, 19: Coroa do Meio.
  • Quarta-feira, 20: Jardim Centenário.
  • Quinta-feira, 21: Olaria.

O fumacê costal é um inseticida que age de maneira preventiva, eliminando mosquitos adultos. No entanto, a colaboração da população é fundamental para garantir a eficácia da aplicação, conforme destaca o gerente do Programa de Combate ao Aedes, Jeferson Santana.

“Para garantir a eficácia é necessário que portas e janelas das casas estejam abertas, para que o inseticida possa circular. Muito importante lembrar que essa é uma das formas de combate ao mosquito na sua fase adulta, mas todos os outros cuidados devem ser mantidos para impedir o surgimento de focos em possíveis criadouros”, ressalta Santana.

Além da aplicação do fumacê, a Prefeitura de Aracaju mantém outras ações que reforçam o combate ao Aedes aegypti, visando proteger a saúde da população. Isso inclui visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias, mutirões de limpeza, educação em saúde com palestras e ações em escolas.

“A participação da população é fundamental, portanto, não deixem de verificar seus quintais mantendo-os limpos, tampem bem os reservatórios de água, não acumulem lixo, fiquem atentos a vasos de plantas, calhas ou qualquer situação que possa ter água parada e limpa”, enfatiza Jeferson Santana.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter