No Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a Prefeitura de Aracaju reafirma seu compromisso em fortalecer o turismo como um importante segmento econômico na cidade. Com ações estratégicas, a gestão municipal está empenhada em posicionar a capital sergipana entre os principais destinos turísticos do Brasil.
O secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, destaca a importância desse dia e ressalta o objetivo da cidade em continuar melhorando seus resultados. “É um momento de comemorar os bons resultados já alcançados, mas trabalhar ainda mais para melhorá-los”, afirma.
Aracaju, com sua cultura diversificada, eventos de grande porte, belezas naturais, arquitetônicas e gastronomia rica, tem se destacado como um local atrativo para turistas. A gestão municipal tem investido consistentemente na melhoria da infraestrutura turística da cidade, o que, segundo Jorge Fraga, desempenha um papel fundamental na atração de visitantes. Além disso, melhorias na mobilidade urbana, reforma e ampliação de passeios e a criação de novas ciclovias tornam a cidade mais acessível e agradável para turistas e moradores.
O trabalho cuidadoso de limpeza urbana e paisagismo realizado pela Prefeitura também tem colocado Aracaju em destaque nacional. “Todo turista que chega à nossa cidade exalta a organização de Aracaju, com destaque para a limpeza e para o paisagismo. É um trabalho de excelência que promove a imagem da cidade e atrai mais visitantes”, observa o secretário.
Para manter o turismo aquecido ao longo do ano, a Prefeitura realiza eventos de grande porte, como o Forró Caju, Réveillon, Projeto Verão, Corrida Cidade de Aracaju, Festival do Caranguejo e o Natal Iluminado, em parceria com a Fecomércio e Energisa. Além disso, a cidade apoia eventos privados, como o Pré-Caju, que acontecerá este ano entre os dias 3 e 5 de novembro, na Orla da Atalaia.
A Secretaria do Turismo (Setur) também tem apoiado diversos eventos ao longo do ano, contribuindo para a diversificação da oferta turística na cidade. Em setembro, a Setur apoiou eventos como o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, o Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, o Congresso Sergipano de Cardiologia, o Festival de Carros Antigos de Sergipe (FESTCAS) e a Expo Pesca & Aquicultura 2023.
Para aumentar a visibilidade de Aracaju no mercado nacional, a gestão municipal investiu R$1,5 milhão em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE) para promover a cidade nas principais operadoras de turismo e polos emissores de turistas do país.
Os resultados desse investimento e do trabalho contínuo da gestão municipal são visíveis nas ruas da capital, com um aumento constante no número de turistas. O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou um aumento significativo de 25% nos embarques e desembarques nos primeiros oito meses deste ano em comparação a 2022, de acordo com dados da Aena Brasil, empresa que administra o aeroporto.
O secretário Jorge Fraga encerra as celebrações do Dia Mundial do Turismo com otimismo, destacando o fortalecimento do setor em 2023 e perspectivas ainda melhores para o próximo ano. “Vamos fechar 2023 de forma brilhante e abrir 2024 com muito otimismo, com nossa cidade sendo um destino cada vez mais procurado, o destino sensação do turismo”, assegura o gestor do Turismo de Aracaju.
