Esta ação é atrelada a outro programa, o “Plante com a Gente”, por meio do qual a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza a distribuição de mudas para a população, incentivando as pessoas a plantarem nas suas áreas privadas. São diversas mudas das mais variadas espécies, como ipês, cajueiros, flamboyant, aroeira, entre outras, que são distribuídas junto às comunidades.
O secretário Alan Lemos explica que as mudas são produzidas no Horto Municipal, localizado no Parque da Sementeira, para fomentar a arborização urbana de Aracaju. “Temos uma expectativa de produção que é crescente. Inclusive nós captamos recursos do Ministério do Meio Ambiente, no valor de R$ 300 mil, por meio de uma emenda parlamentar do senador Laércio Oliveira. Com esses recursos, a gente melhorou as estruturas e fez o compromisso de plantio e produção de dez mil mudas. E essas mudas são produzidas para fazer, não apenas o plantio direto que a Prefeitura realiza na cidade, como também para a distribuição de mudas para a sociedade”, detalha.
Uma outra forma de incentivar a população à preservação ambiental e ao plantio de árvores está atrelada à recém-inaugurada Maternidade Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março. Para cada nascimento que ocorre na maternidade, a mãe recebe uma muda florestal para fazer o plantio em sua residência.
“Além de melhorar as condições do paisagismo, tornar a cidade mais bonita e agradável para as pessoas, a arborização cumpre um papel importante do ponto de vista do enfrentamento às mudanças climáticas pela cidade, porque ao permitir o sequestro de carbono, o plantio de árvores é um instrumento efetivo para combater localmente o aquecimento global e colocar Aracaju em sintonia com outras cidades que estão preocupadas com esse futuro, pensando em um ambiente melhor para todos”, destaca o secretário.
Inventário de Arborização
Para melhor conhecer o estoque de árvores plantadas nas áreas públicas da cidade, a Prefeitura de Aracaju criou o Inventário de Arborização, plataforma em que estão compilados os dados e conhecimentos técnicos sobre cada uma dessas árvores, individualmente.
Nesta plataforma há a identificação botânica, avaliação da fitossanidade e da saúde das árvores. A partir desse inventário, a Sema também objetiva propor medidas de manejo adequado de acordo com a necessidade apresentada diante da situação fitossanitária.