A Prefeitura de Aracaju está atenta aos recentes anúncios de cursos ataques às escolas municipais e está colaborando com a investigação dos órgãos de segurança pública de Sergipe para a adoção das providências necessárias. O secretário da Educação, Ricardo Abreu, já se reuniu com as autoridades policiais do estado e mantém contato direto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SE), por meio da Polícia Civil.
Para garantir a segurança de todas as 79 escolas municipais da capital sergipana, a administração municipal tem atuação contínua. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) fortalecerá o trabalho de monitoramento nos próximos dias. Além disso, a administração conta com um protocolo detalhado para orientar sobre como lidar com situações de risco para a comunidade escolar.
Dentre as medidas adotadas estão a Ronda Escolar diária realizada pela GMA, a presença de agentes em escolas localizadas em áreas de maior risco, o monitoramento por câmeras de vídeo e botões de pânico em todas as unidades da rede, além de capacitações para os profissionais da rede Educação sobre situações emergentes. No próximo sábado, as Secretarias da Educação (Semed) e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) retomarão o treinamento da comunidade escolar, desta vez com coordenadores pedagógicos e agentes de portaria.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, entrou em contato com o governador do estado, Fabio Mitidieri, para discutir o tema e planejar uma ampla frente de enfrentamento, incluindo uma reunião entre a Secretaria de Estado da Educação e os gestores das secretarias municipais de educação de Sergipe. O objetivo é promover um debate sobre os instrumentos para a detecção de comportamentos que possam significar alguma manifestação de perturbação da ordem. A administração municipal reforça o compromisso com a segurança das escolas municipais e a parceria com a segurança pública para garantir a tranquilidade da comunidade escolar.

