A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou o cadastro de crianças de 6 meses a menores de 5 anos para aplicação da primeira dose de Pfizer Baby, imunizante contra a covid-19. A iniciativa tem como objetivo utilizar todas as doses para evitar perdas após a abertura dos frascos.
Para se cadastrar, basta preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.aracaju.se.gov.br e aguardar o contato da equipe da SMS, como explica a coordenadora de Imunização de Aracaju, Larissa Ribeiro.
“Essas doses são as que já existem no município e estamos realizando essa ação para que, após a abertura dos frascos, não percamos as doses que não foram aplicadas naquele dia. É importante que, após o cadastro, pais ou responsáveis fiquem atentos ao nosso contato, que será para indicar para qual unidade eles serão direcionados”, explica.
Ao acessar o formulário no site da Prefeitura de Aracaju, os pais ou responsáveis fornecerão dados como nome completo da criança, sexo, data de nascimento, CPF, nome da mãe, telefone para contato, bairro e se já recebeu alguma dose de vacina.
Ampliação da faixa etária
No último dia 27 de dezembro, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da faixa etária do público apto a receber a Pfizer Baby, que agora passa a ser de criança de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Sobre isso, Larissa Ribeiro alerta acerca da finalização do esquema vacinal.
“As crianças de 3 e 4 anos que iniciaram o esquema com a CoronaVac devem finalizar com o mesmo imunizante. O mesmo ocorre para as crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias que iniciarão com a Pfizer Baby”, explica.
O município de Aracaju segue aguardando envio de mais doses de Pfizer Baby para retomar a vacinação de primeira dose.