Nesta quarta-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu início a uma inspeção preventiva no balizamento náutico que abrange áreas da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, praia do Viral e Crôa do Goré, no litoral sul da capital.
Realizada de forma mensal, a ação tem o objetivo de avaliar as condições de cada um desses equipamentos, garantindo a manutenção da segurança do tráfego aquaviário nestas regiões e, com isso, maior tranquilidade aos banhistas, barqueiros e visitantes.
Durante o trabalho de monitoramento, que deve permanecer até esta quinta-feira, 12, os principais pontos observados pelas equipes técnicas dizem respeito ao estado de conservação das boias e de demais estruturas, sua permanência nos locais onde foram previamente fixadas, bem como possíveis danos que possam comprometer o funcionamento dos dispositivos.
“Trata-se de um trabalho incorporado, periodicamente, ao cronograma de fiscalização, e não houve a identificação de qualquer tipo de avaria, até o momento. Assim, a Emsurb segue agindo para que toda a comunidade local, junto aos turistas, continue desfrutando de um ambiente seguro e com máxima organização, incluindo aqueles que utilizam os serviços de embarque e desembarque”, pontua o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro.
Balizamento náutico
O projeto de balizamento em trechos do rio Vaza-Barris tem em vista reduzir o risco de acidentes náuticos na região, garantindo a tranquilidade de banhistas e condutores de embarcações. Entregue em maio passado, a iniciativa foi executada com recursos próprios da administração municipal, resultado de um investimento superior a R$ 380 mil.