No próximo sábado, dia 11 de novembro, Aracaju se mobilizará em mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O evento será realizado no bairro Santa Maria e faz parte de uma série de ações coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para conter a proliferação do vetor.
De acordo com a SMS, apenas este ano, já foram promovidos 29 mutirões na cidade, e ainda estão programadas mais seis ações até o final do ano, todos concentrados aos sábados nos bairros com os maiores índices de infestação e casos registrados.
Os números de notificações das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são alarmantes, com 3.743 casos registrados de janeiro a outubro deste ano. Dentre esses, 1.399 foram confirmados, sendo 970 de dengue, 392 de chikungunya e 37 de zika.
Com a aproximação do verão e o aumento das temperaturas, há uma preocupação adicional, já que o mosquito se desenvolve mais rapidamente nesse período. Portanto, é crucial que a população se mantenha vigilante e participe ativamente das ações de prevenção.
A SMS destaca a importância da colaboração dos cidadãos no combate ao Aedes aegypti. A Ouvidoria da Saúde está disponível para receber denúncias e informações sobre possíveis focos do mosquito. Os cidadãos podem entrar em contato através do e-mail saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, enviando fotos e vídeos dos locais com focos, ou ligando para o telefone 0800 729 3534, opção 2, para registrar denúncias de imóveis fechados ou locais identificados com focos do mosquito.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br