A prefeitura de São Cristóvão reforça à população algumas medidas de restrição e enfrentamento à covid-19, tendo em vista o alerta epidemiológico emitido ontem (22) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre as medidas a serem implementadas no município a partir desta quarta (23) estão principalmente a recomendação do uso de máscara de proteção para grupos de risco e para casos suspeitos e confirmados de covid-19.
Ou seja, as pessoas que fazem parte de qualquer grupo de risco, recomenda-se que usem máscara o tempo todo, independentemente de estar ou não com sintomas gripais. Já as pessoas com suspeita ou confirmação de covid é recomendado usar a máscara até 10° dia a partir do início dos sintomas (se for um caso sintomático), e a partir da data de realização do teste (se for assintomático).
Quem faz parte do grupo de risco da covid-19
A recomendação do uso de máscaras é destinado às pessoas pertencentes aos grupos de risco da COVID-19, que são as pessoas com uma ou mais das seguintes condições:
Gravidez, doença renal crônica, doençascardiovasculares e cerebrovasculares,diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, pneumopatiascrônicas graves, anemiafalciforme, câncer, obesidade mórbida (IMC≥40), síndrome de Down, alémde idade superior a 60 anos e indivíduos imunocomprometidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doençasinflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamentoquimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e neoplasias hematológicas).
Testagem
Atualmente a população de São Cristóvão pode realizar a testagem RTPC-R nas unidades UBS Jairo Texeira (Centro Histórico), UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria) e UBS Bruno Kaique (Madre Paulina). É necessário que o indivíduo primeiramente procure a sua Unidade de referência para se consultar em caso de suspeita de covid-19. Já o teste antígeno pode ser feito em qualquer unidade do município, no horário de funcionamento da unidade.
Vacinação
Toda população com idade a partir de 6 meses de vida, de buscar completar o esquema vacinal contra a COVID-19, evitando atrasos/prorrogações na procura às Unidades Básicas de Saúde do município para o recebimento destas doses, principalmente às doses reforço.
Atualmente São Cristóvão possui 78,6% de pessoas vacinadas contra o coronavírus com a segunda dose, 61% com o primeiro reforço, e 22,23% com o segundo reforço (4ª dose – maiores de 18 anos).
Confira os locais de vacinação covid-19 nas Unidades de Saúde de São Cristóvão (segunda a sexta):
📍 Unidades de Saúde do Programa Saúde na Hora, das 7h da manhã até às 19h, de segunda a sexta:
💉 UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)
💉 UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes)
💉 UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria)
💉 UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico)
💉 UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia)
💉 UBS Bruno Kaique (Madre Paulina)
📍 Locais de vacinação, com funcionamento das 7h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta:
💉 UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado)
💉 UBS Sinval José de Oliveira (Lauro Rocha)
💉 UBS Tânia Santos Chagas (Povoado Colônia Miranda)
💉 UBS José Rodrigues Amado (Jardim Universitário/Marcelo Déda)
📍 Locais de vacinação, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 16h
💉UBS Luiz Alves (Luiz Alves)
💉UBS Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha)
💉UBS Maria Luiza dos Santos Nascimento (Povoado Cabrita)
💉UBS Maria Alice Freire (Povoado Pedreiras)
💉UBS Manoel Juvino Santos (Povoado Cardoso)
💉UBS Parque Santa Rita (Parque Santa Rita)
Recomendações gerais a Órgãos e Expedientes da Administração Pública Municipal e aos diversos estabelecimentos privados/comerciais
A secretaria de saúde do município recomenda aos Órgãos e Expedientes da Administração Pública Municipal e aos diversos estabelecimentos privados/comerciais que disponibilizem estrutura adequada para higienização das mãos, incluindo lavatório, água, sabão líquido, papel toalha e lixeira de acionamento não manual.
Na impossibilidade destelavatório, disponibilizar álcool líquido 70% na entrada (preferencialmente, usar dispensor de álcool em pedal) e internamente nos diferentes espaços (dispensor em pedal ou borrifador comum). Há ainda a recomendação de que privilegiem a ventilação natural ou adotem medidas para aumentar as trocas de ar dos recintos.