“Este é um momento muito importante, em que a Huawei reúne, nesta cidade extraordinária que é Shanghai, gestores, empresários e profissionais da área de tecnologia para discutir sobre os avanços tecnológicos e para que possamos encontrar soluções inovadoras para empresas públicas e privadas. É um momento, também, para que todos possamos refletir sobre o futuro, especialmente no que diz respeito às cidades, que é onde a vida acontece. Portanto, é uma grande felicidade para nós, da FNP, entidade que representa mais de 65% da população brasileira e quase 70% do PIB nacional, estar aqui, representando os prefeitos brasileiros em um evento tão grandioso, neste país que tem crescido de forma efetiva, dando exemplo para o mundo”, afirmou.
Em sua participação, Edvaldo ressaltou também os desafios que os prefeitos enfrentam para encontrar soluções cada vez mais eficazes para a sociedade e frisou como a tecnologia tem contribuído para o alcance de resultados positivos para os setores. “Se a humanidade possui desafios, o poder público possui desafios ainda maiores, pois a responsabilidade com a saúde, educação, com a diminuição das desigualdades exige de nós, prefeitos, darmos passos ainda mais largos na busca por soluções concretas. Enquanto gestores, precisamos investir, cada vez mais, em tecnologia para construirmos, de maneira efetiva, municípios melhores para os nossos cidadãos. Portanto, este é um evento que nos permite tratar da tecnologia não como um fetiche, mas como uma tendência para o desenvolvimento humano. Os desafios são imensos, mas o que conquistamos até agora nos dá esperança”, reforçou.
Além de Edvaldo, também falaram no evento o CEO da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, o vice-presidente da Huawei EBG, Wang Libiao, o presidente do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Rio de Janeiro (Proderj) e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), Flavio Rodrigues, e o CEO da empresa Neogrid, Jean Carlo Klaumann.
Huawei Connect 2023
Durante todo o dia, o prefeito Edvaldo e a delegação da FNP participaram da programação da Huawei Connect 2023. Considerado como a maior feira de tecnologia do mundo, o evento ocorre na cidade de Shanghai, até 22 de setembro, e apresenta as mais recentes soluções tecnológicas, com o uso da inteligência artificial, para os setores públicos e privados. Ao participar da abertura, Edvaldo destacou a importância da feira “para a modernização e aprimoramento dos serviços ofertados nas cidades, especialmente na saúde, educação, segurança e governo digitall”.
“Este é um dia muito importante na nossa agenda, onde participamos da maior feira de tecnologia do mundo com o foco em buscar soluções tecnológicas para melhorar a vida das pessoas, em todas as áreas. Visitamos todos os estandes para captar ideias que tornem as nossas cidades ainda mais eficientes para os cidadãos. Além disso, também tivemos a oportunidade de criar networking com as empresas e organizações, e pudemos ver de perto as experiências exitosas do uso da tecnologia nos serviços públicos. O futuro está na tecnologia e são essas experiências inovadoras que nos ajudarão a avançar cada vez mais”, afirmou.
Edvaldo lembrou ainda os diversos serviços que já foram implementados na capital sergipana para torná-la uma cidade inteligente, assegurando a eficientização dos serviços ofertados aos aracajuanos, e reiterou que o evento “foi uma grande oportunidade para aperfeiçoar as inovações que já temos em Aracaju”. “Desde que retornamos à Prefeitura, temos nos debruçado para colocar a tecnologia a serviço da nossa população. Com isso, conseguimos avanços muito significativos na saúde, educação, na segurança pública, na mobilidade e em outros setores. Mas queremos alcançar níveis ainda mais satisfatórios e a feira foi uma grande oportunidade para explorar novas soluções para a construção da cidade inteligente sonhamos”, completou.
A Huawei Connect é um evento realizado anualmente pela multinacional, com a finalidade de discutir e apresentar as melhores práticas para o setor da tecnologia, além de explorar caminhos para o sucesso compartilhado de instituições públicas e privadas. A edição deste ano tem como foco a aceleração da inteligência artificial e os rumos que a tecnologia inteligente tem tomado no mundo.
Acompanharam as agendas a primeira dama Danusa Silva, os prefeitos de Campinas/SP, Dário Saadi e São José dos Campos/SP, Anderson Farias, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos e o secretário de Governo de Feira de Santana, Emanoel Lima da Silva.