Na manhã desta quarta-feira, dia 8, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início à terceira fase da Matrícula Online 2023, exclusiva para o ingresso de novos alunos na rede municipal de ensino. O Portal da Matrícula foi aberto às 7h30 e até às 17h deste primeiro dia, já haviam 5.972 solicitações para novos alunos.
De acordo com o secretário de educação, Ricardo Abreu, os cadastros devem ser feitos até a sexta-feira, dia 10, das 7h30 às 17h, exclusivamente pelo Portal de matrícula, acessando o endereço www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, através de um computador, tablet ou celular.
“Estamos iniciando a nossa terceira fase de matrícula, uma fase que é exclusivamente destinada aos alunos novos, e como já era esperado, a população aracajuana atendeu ao nosso chamado e já no primeiro dia tivemos um grande fluxo de solicitações. Até o dia 10, sexta-feira, seguimos com a matrícula, o que orientamos é que, quanto antes a matrícula for solicitada, maior a chance de conseguir vaga na escola desejada. Também quero ressaltar que, caso haja alguma dificuldade, a população pode contatar a Central da Matrícula, que disponibiliza uma equipe para atender por telefone e Whatsapp, visando sanar qualquer dúvida que eventualmente possa surgir”, destacou.
Por ter ocorrido alto fluxo de solicitações, o Portal apresentou lentidão em alguns momentos. O diretor de Tecnologia da Informação da Semed, Caio Dávines, explicou que não houve comprometimento das vagas solicitadas. “A lentidão do servidor ocorreu justamente como mecanismo de defesa da plataforma para evitar que houvesse choque de matrículas, ou seja, para que não fosse realizada uma matrícula sem a garantia que aquela vaga estivesse disponível. Só no primeiro turno do dia de hoje, a gente chegou a passar de 5000 solicitações, comprovando que não houve impedimentos por parte do sistema para poder fazer a matrícula, apenas uma lentidão dentro da normalidade”, explicou o diretor.
Atendimento
A Prefeitura de Aracaju está disponibilizando a Central da Matrícula, com uma equipe de atendimento via telefone e WhatsApp para sanar dúvidas e fornecer mais informações às mães, responsáveis e escolas durante o período de matrículas. A equipe é formada por nove profissionais da Semed e conta com o apoio de algumas coordenadorias da pasta.