Em um esforço conjunto da Prefeitura de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a avenida Tancredo Neves passa por uma transformação histórica, com um movimento incansável de homens e máquinas durante dia e noite. A iniciativa, que teve início na última terça-feira, 30, já apresenta impactos significativos em apenas dois dias de trabalho.
A revitalização abrange diferentes frentes de trabalho, com a aplicação de técnicas avançadas para garantir a durabilidade da via. Desde o viaduto entre a Tancredo Neves e a avenida Chanceler Osvaldo Aranha, até o cruzamento com a avenida Marechal Rondon, a execução da obra é intensa. Com um investimento de R$ 26.673.726,92 em recursos próprios, a prefeitura visa recapear os 15 km de extensão da avenida, promovendo melhorias substanciais.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a velocidade impressionante da obra, enfatizando o benefício para a população. “São dois dias em que o serviço anda bem, inclusive no período noturno. Estamos avançando de modo bastante satisfatório, com equipes trabalhando quase toda a área que compreende o trecho 1. A Tancredo Neves não era recapeada há quase 23 anos, sendo a via mais movimentada da cidade, o que faz da sua reestruturação uma obra grandiosa para a população da capital e do interior”.
Além do recapeamento asfáltico, a revitalização inclui a recuperação da rede de drenagem pluvial, melhorias em passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade. O projeto, financiado em parte pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), totalizando R$ 500 milhões para 24 obras estruturantes e de mobilidade urbana, reflete o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento da cidade.
A complexidade da obra demanda medidas diferenciadas, com escavações em profundidade durante o período noturno e finais de semana. O trabalho ágil das equipes, das 7h às 17h e das 20h às 5h, assegura a continuidade do projeto, que segue um plano meticuloso para atender às necessidades específicas de cada faixa da avenida.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.