Para garantir o cumprimento da legislação consumerista, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) realizou, entre terça-feira (11) e esta sexta-feira, 14, uma série de fiscalizações preventivas em estabelecimentos do segmento de suplementos alimentares. O setor de fiscalização do órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) visitou 13 lojas localizadas na capital.
Durante a inspeção, os fiscais orientaram os fornecedores acerca de legislações pertinentes ao ramo. Entre os pontos abordados, estiveram a necessidade de precificação de todos os produtos expostos à venda; monitoramento dos prazos de validade; disponibilização do Código de Defesa do consumidor (CDC), em local visível e de fácil acesso; e impossibilidade de cobrar um valor mínimo para pagamentos realizados no cartão de crédito.
Também foi observado o cumprimento da Lei Municipal nº 2.454/96, que determina a afixação do número do Procon Aracaju, o SAC 151, em local visível, no estabelecimento comercial. Houve atenção, também, ao dever, por parte do lojista, de informar previamente ao consumidor sobre eventuais diferenciações de preços a partir da forma de pagamento.
Segundo a coordenadora-geral do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovanni, os estabelecimentos que não realizarem as solicitações feitas pelos fiscais podem sofrer penalidades administrativas. “As empresas que apresentaram irregulares receberam o prazo de dez dias para realizar as adequações, sob pena de autuação”, ressalta Bongiovani.
Canais de atendimento
Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Aracaju através do e-mail procon@aracaju.se.gov.br; pelos telefones (79) 3179-6040 e SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Se o consumidor desejar o atendimento presencial, deverá realizar o agendamento no site procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos. O órgão está localizado na avenida Barão de Maruim, 867, bairro São José.