Pular para o conteúdo
Professor Diego Menezes recebe Título de Cidadão Aracajuano

Professor Diego Menezes recebe Título de Cidadão Aracajuano

 O soteropolitano, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Dr Diego Menezes, acaba de se tornar aracajuano de fato e de direito.

Com autoria do vereador Pastor Diego (PP), o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit), professor Dr. Diego Menezes recebeu nesta sexta-feira, 31, o Título de Cidadão Aracajuano, maior honraria da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade aconteceu de forma discreta no gabinete do presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede).

 

O homenageado ficou emocionado com a oportunidade de ser consagrado com o Título de Cidadão Aracajuano. “Não existem palavras para traduzir a emoção em receber essa honraria, em especial, ao lado das pessoas que muito me acolheram e incentivaram aqui: os fundadores Jouberto Uchôa e Amélia Cerqueira Uchôa. Eles representam o grande motivo de eu ter vindo e aqui ter ficado por sete anos. É uma grande honra receber esse título das mãos do nosso querido vereador pastor Diego, uma pessoa que admiro muito enquanto ser humano e enquanto parlamentar que é, extremamente atuante e atento às questões sociais reais. Espero continuar fazendo jus à honraria, pois eu não saio de Aracaju, continuo aqui, só estou tendo que voltar fisicamente para casa, pois existe uma questão familiar que preciso dar atenção”, revela Dr. Diego Menezes.

 

“Dr. Diego é um amigo e tem uma missão na Unit enquanto Pró-reitor, mantendo um papel muito importante para a Educação, sempre com diálogo aberto para relações institucionais, buscando ser um parceiro para as sociedade aracajuana. Hoje me sinto muito feliz e realizado em ser o autor dessa propositura e ter entregue ao Dr. Diego o Título de Cidadão para alguém que tanto se dedica para Educação de nossa cidade e estado. Hoje ele não é apenas aracajuano de coração, mas é aracajuano de fato e de direito por tudo que ele contribuiu e contribui com nossa cidade”, disse o autor da iniciativa, vereador Pastor Diego.

 

Para o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, o momento é mais que merecido pelas contribuições do professor Diego à Educação em Aracaju. “Mais uma honraria que a CMA concede a um cidadão que não nasceu em nossas terras mas que conquistou todo o povo de Aracaju e desempenhou relevantes serviços para a sociedade. Tenho certeza que Dr. Diego recebe essa honraria de coração entendendo a importância deste Título. Fazemos esse reconhecimento a todo aquele que deixou uma marca na nossa sociedade. Diego é merecedor e faz jus a essa homenagem”, comenta.

 

A fundadora do Grupo Tiradentes (GT), professora Amélia Cerqueira Uchôa, fez questão de participar deste momento. “A Unit deve muito, mesmo, ao professor Diego. Mas vou torcer para que a saudade bata bem forte nele para que volte o quanto antes. Agora, chegou a hora de ele dar uma assistência maior a sua mãe e toda família, então tivemos que ceder, família em primeiro lugar. Mas ele sabe o respeito e admiração que tenho por ele e vamos aguardar que ele retorne para Aracaju”, revela a professora Amélia.

 

O reitor da Unit e fundador do GT, professor Jouberto Uchôa, também fez questão de participar do momento. “É uma demonstração de gratidão a ele que, com a juventude que tem, é uma revelação na Unit, com um trabalho de excelência valorizado por todos. Tenho que me curvar e aceitar que ele irá voltar para casa. Espero que ele possa um dia voltar”, comenta o professor Uchôa.

 

Mini currículo

 

O professor Diego Menezes é natural de Salvador (BA), é doutor em Biotecnologia em Saúde e em Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz. Lecionou em universidades na Bahia, produziu diversos artigos científicos e já conquistou 23 prêmios.

 

Também atua como representante nacional das instituições de Ensino Superior Privadas do Brasil e membro de conselhos de administração de entidades de grande importância, como da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Sergipe; de Parques Tecnológicos, de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre outras agências de fomento nacionais e internacionais.

 

Em 2020, assumiu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), representando a região Nordeste. Em 2022, foi nomeado como membro relator da comissão responsável pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Também em 2022 recebeu o Título de Cidadania Sergipana, uma propositura do então presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo.

 

Em 2016 mudou-se para Sergipe, convidado a ser o presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), vinculado ao Grupo Tiradentes. Em 2019, acumulou a função de Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, onde hoje, 31, encerra seu ciclo.

 

Asscom Unit

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter