Os alunos do Colégio Estadual Poeta José Sampaio participaram na última sexta-feira, dia 25, do projeto Aula Digital, do Programa de Educação Global para Era Digital – ProFuturo. Realizado pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Instituto Paramitas e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o projeto destina-se aos estudantes do Ensino Fundamental II, que engloba do 6º ao 9º ano. A iniciativa propõe a utilização de tablets para aprimorar a aprendizagem no ambiente escolar.
A coordenadora pedagógica Maria Denise da Costa explica que desde 2017 o projeto vem passando por transformações. Antes o dispositivo era fechado apenas para os conteúdos do projeto. Atualmente, é possível conciliar conteúdos previstos no projeto aos conteúdos sugeridos pelo professor, reforçando assim a importância das múltiplas funcionalidades do tablet no ambiente educacional.
“Os conteúdos que são preparados pelo professor são disponibilizados, bem como as atividades especiais do projeto, unindo a didática pedagógica com a tecnologia. Com essa possibilidade de utilizar ambos os conteúdos, do ProFuturo e do professor, a aprendizagem pode ser mais dinâmica e atrativa, com jogos e ações diferenciadas nas aulas”, destaca.
O diretor do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, Márcio Reis, dá incentivo ao acesso à tecnologia. “A iniciativa é importante por possibilitar aos estudantes a compreensão de que os aparelhos tecnológicos, como tablets, podem e devem ser utilizados, para além dos meios de entretenimento, ao possibilitar o acesso aos jogos, por exemplo, como ferramentas de aprendizagem, de pesquisa e produção de conhecimento. Além disso, a formação apresenta ao corpo docente essa tecnologia como recurso metodológico que amplia seus horizontes para o planejamento e aplicação das aulas”, comenta.
A professora de geografia Adilia Prado, que marcou presença no projeto Aula Digital, comentou sobre sua experiência. “Eu gostei muito, acompanhei uma dinâmica sobre ciências, voltada para o surgimento dos continentes. Cada aluno utilizou um tablet, e eles ficaram muito felizes, amaram tanto que queriam o tablet para eles. Alguns ficaram tão encantados que queriam mais aulas”.
Contribuindo com iniciativas de aprendizagem e o desenvolvimento dos educadores e dos estudantes sergipanos, o projeto Aula Digital tem como foco de atuação a emancipação e o empoderamento digital.