O programa Acolher tem se destacando como uma iniciativa transformadora no ambiente escolar da rede pública estadual de ensino. Com mais de mil atendimentos, em 2023, ano de implantação do programa, o Acolher foi criado para trazer resultados significativos para alunos, professores e servidores. Desenvolvido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o programa oferece suporte psicossocial nas escolas, fornecendo apoio emocional, social e educacional para toda a comunidade escolar.
Com o compromisso em oferecer um ambiente escolar acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes, o Acolher conta com a presença de 95 profissionais da Psicologia e do Serviço Social distribuídos nas dez Diretorias Regionais de Educação, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem em todas as 319 escolas da rede pública estadual. O programa oferta a escuta de estudantes, professores e servidores e possibilita uma política de ações psicossociais e construção de narrativas positivas, gerando bem-estar no ambiente escolar.
O coordenador do Acolher, professor Pedro de Santana, destacou que, de setembro até agora, o programa tem realizado uma série de atendimentos significativos, tanto de forma individualizada quanto em encontros com famílias e professores. No período de setembro a dezembro de 2023, foram atendidos 1.067 casos relacionados a questões individuais de atenção e cuidado. “O objetivo do programa é alcançar resultados positivos nas escolas e promover uma visão integral do sujeito, considerando não apenas o aspecto acadêmico, mas também as emoções, sentimentos e habilidades socioemocionais. Assim, o programa Acolher busca agregar valores e significados para pensar no aluno como um ser completo, com suas diversas dimensões”, pontuou.
Concebido com três eixos centrais que orientam suas ações: prevenção e promoção; atenção e cuidado; avaliação, monitoramento e acompanhamento, o Acolher utiliza a abordagem multidimensional, com o intuito de garantir que as necessidades emocionais, sociais e educacionais da comunidade escolar sejam atendidas de forma abrangente. Com isso, de acordo com o coordenador, o programa oferece suporte integral para toda a comunidade escolar, alunos, professores, servidores e famílias.
O atendimento aos alunos é realizado por equipes locais presentes em cada diretoria regional de ensino. Essas equipes, compostas por psicólogos e assistentes sociais, realizam atendimentos itinerantes nas escolas, garantindo que os estudantes tenham acesso ao suporte necessário. Quando um aluno apresenta uma situação que requer atenção especializada, é feito o registro de ocorrência escolar (ROI) e a equipe gestora, em conjunto com o programa Acolher, realiza o acolhimento do aluno. Este processo inclui uma escuta ativa para compreender a situação e, se necessário, encaminhamentos para a rede de proteção social.
“O Acolher também oferece acolhimento às famílias dos alunos, reconhecendo sua importância na comunidade escolar. Além disso, os professores e demais servidores contam com apoio emocional e psicológico por meio de parcerias com o Departamento de Recursos Humanos da Seduc. Essa abordagem integral visa promover o bem-estar de toda a comunidade escolar, reconhecendo a importância de cuidar tanto dos alunos quanto dos profissionais da educação”, apontou o coordenador.
Intersetorialidade
O programa, como é patente em seu nome, busca acolher todas as demandas dos alunos, que muitas vezes enfrentam angústias e ansiedades, e encaminhá-los para a rede de apoio necessária, promovendo, assim, a integralidade dos estudantes no ambiente escolar. A psicóloga Andressa Oliveira, que é membra da equipe de coordenação do programa Acolher, observa que as demandas de saúde mental têm crescido cada vez mais na sociedade e, consequentemente, nas escolas.
“Foi um grande ganho para nossa rede, porque os alunos têm as demandas, a exemplo de angústias e ansiedades, e aí as equipes do Acolher procuram encaminhar os nossos alunos para a rede de apoio, caso necessário, e assim promover a integralidade deles no ambiente escolar. Portanto, todos os feedbacks são bastante positivos quanto à adesão dos nossos estudantes ao programa. Com isso, nós ficamos muito felizes com essa receptividade, principalmente por conta da intersetorialidade entre educação, saúde e assistência”, expôs a psicóloga.
Impacto na comunidade escolar
O programa Acolher já demonstra resultados significativos na vida dos alunos, professores e servidores. Com uma abordagem multidisciplinar e intersetorial, os profissionais de Psicologia e Serviço Social têm oferecido suporte emocional, orientação e assistência para lidar com diversas situações presentes no ambiente escolar.
A diretora do Colégio Estadual Tobias Barreto, Sílvia Maria Santos Silva, enfatizou que o programa Acolher tem sido um verdadeiro socorro para a escola, oferecendo uma rede de apoio fundamental para lidar com as diversas situações emocionais enfrentadas pelos alunos. Atualmente, a escola está promovendo rodas de conversa e interações com as famílias dos alunos para compreender melhor o processo emocional dos estudantes. A diretora reforçou que um ambiente escolar mais saudável emocionalmente contribui diretamente para o desempenho e resultados acadêmicos dos alunos. “Tudo isso tem contribuído com o ambiente escolar menos doente. Com certeza, nós vamos ter melhores resultados e desempenho escolar dos nossos alunos”, salientou a diretora, ao ressaltar que, desde 2022, depois da pandemia, a escola já vem desenvolvendo ações de suporte emocional, a exemplo do projeto Laboratório das Emoções, que visa trabalhar momentos de conversa, compartilhamento e escuta com os alunos.
A estudante da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Tobias Barreto Maria Stephany Santos Pinheiro, 17 anos, destacou que o programa Acolher chegou em um momento oportuno, especialmente para os alunos que estão concluindo o ensino médio, com a ansiedade relacionada ao futuro acadêmico e profissional. “Eu acho o Acolher um projeto muito bom. Inclusive, no ano passado, quando o projeto chegou aqui, o meu professor, que é um dos psicólogos do Acolher, fez um projeto direcionado com uma roda de conversa. Muitos alunos que tinham depressão, ansiedade ou transtornos psicológicos tiveram a oportunidade de se abrir. Por meio do projeto, fomos direcionados a não ter vergonha e falar mais o que estamos sentindo”, disse, ao afirmar que o programa proporcionou um senso de acolhimento muito necessário na escola, especialmente após o período da pandemia.
Outra estudante que menciona os benefícios evidenciados com o programa Acolher é a Manoela Jesus Santos, 16 anos, do 3ª série do ensino médio. Para ela, o programa chegou em um momento crucial para que os alunos possam lidar com suas preocupações e ansiedades. “Eu acredito que o programa chegou em uma hora perfeita. Tem Enem, aquela ansiedade de procurar um emprego, de fazer faculdade ano que vem, e não saber o que fazer da vida. Eu acredito que a saúde mental e o colégio andam um do lado do outro. Não tem como conciliar a minha vida, os meus estudos, se eu não estou com a saúde mental em dia”, disse a aluna.
Ambiente escolar
O programa é responsável por cuidar também dos servidores da escola, reconhecendo a importância de garantir que também recebam apoio emocional e psicológico. Ao cuidar dos funcionários, o programa contribui para um ambiente de trabalho saudável e para o bem-estar de toda a comunidade escolar. É o que ressalta o coordenador do Colégio Estadual Tobias Barreto, Júlio César Vieira Franca. “O Acolher é muito importante nessa parte do funcionário, porque do mesmo jeito que a gente está se preocupando com o aluno tem que se preocupar com o funcionário, porque ele também sofre, ele lida com problemas além do trabalho, e que muitas vezes chega aqui com preocupações, problemas, ansiedades. Por isso acho que essa parte para o funcionário é uma salvaguarda que tem que ter, porque se eles caírem, tudo cai”, frisou Júlio Franca.
Foto: Igor Matias