Desde que foi instituído pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Associação Bem Comum, o programa Educaju cumpre com excelência o objetivo de auxiliar na alfabetização linguística e matemática das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
O Educaju visa fortalecer a aprendizagem e garantir uma melhor qualidade de ensino, recuperando o déficit de aprendizado. Diante dos avanços, o programa acabou se tornando uma das principais ferramentas para a educação na capital sergipana, pois além de auxiliar as crianças no primeiro e segundo ano do ensino fundamental, também nivela a aprendizagem das crianças que estão no terceiro, quarto e no quinto ano, para que elas não cheguem ao sexto ano sem saber ler ou sem saber a matemática básica.
O programa disponibiliza materiais para os alunos, capacita os professores e oferece ações como avaliações diagnósticas, que acontecem periodicamente. Essas ações têm foco na discussão de técnicas de alfabetização e letramento, trazendo bons resultados no desenvolvimento da língua falada e escrita, além do raciocínio matemático. Entre os cadernos disponibilizados pelo programa, estão o de Língua Portuguesa, Matemática, Alfa Ler, Relembrando, além de um caderno extra para os alunos com maiores dificuldades. Hoje em dia, mais de 14 mil estudantes da rede municipal estão matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Segundo o secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, a Associação Bem Comum tem, nos seus quadros, um conjunto de profissionais vinculados às experiências de sucesso de vários municípios cearenses, dentre eles, o município de Sobral-CE. A ideia é que Aracaju tenha dentro da rede municipal, um programa institucionalizado de fortalecimento da alfabetização.
O secretário explica que o Educaju está alinhado com as políticas públicas federais, a exemplo do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o programa municipal atende às propostas dos documentos federais e estaduais, tudo isso com um único objetivo: que as crianças possam ser alfabetizadas na idade certa.
“Acho que a grande finalidade é que nós possamos, ao término do segundo ano do ensino fundamental, garantir que todas as crianças matriculadas em escolas da rede pública municipal de Aracaju estejam devidamente alfabetizadas”, afirma.
Após a implementação do programa Educaju, foram constatadas uma série de mudanças positivas, tanto da perspectiva pedagógica, quanto da coesão da própria rede. No que diz respeito aos aspectos pedagógicos, o programa Educaju é fundamental para o acompanhamento de uma política municipal através de dados, ou seja, a ferramenta fomentou a instalação de uma série de outros programas, como a Avaliação de Fluência Leitora, realizada a cada 45 dias. Os dados gerados a partir desta avaliação, são capazes de dar aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, a toda a equipe do departamento da educação básica e ao secretário municipal de educação, elementos que norteiam a tomada de decisão no que diz respeito a política de alfabetização na idade correta.
Ricardo Abreu conta ainda que o principal feedback recebido por todos aqueles que estão envolvidos com o Educaju, tanto professores, profissionais da educação, famílias e alunos, é “poder ver na prática a aprendizagem dos estudantes”.
“São vários depoimentos de professores que se emocionam, inclusive ao perceber que ao final do ano letivo seus alunos avançaram nas habilidades leitoras, nas habilidades de um estudante alfabetizado. Vários familiares perceberam seus filhos lendo em casa e vibraram com essa possibilidade de terem seus filhos lendo. Então, o Educaju, ele é de fato uma ferramenta pedagógica muito grande, mas o que nos orgulha muito no Educaju é essa sua capacidade de gerar coesão entre grupos que são muito importantes para o sucesso de qualquer política educacional. Agora não temos só o aluno protagonista, nós não temos só o professor protagonista, nós não temos só a família protagonista. Nós temos a escola protagonista, e a escola só existe quando todos esses segmentos se unem em prol de um mesmo propósito”, enfatiza o secretário.