Pular para o conteúdo
Programa Ver a Vida, da prefeitura de Aracaju, transforma o olhar e a rotina dos assistidos

Programa Ver a Vida, da prefeitura de Aracaju, transforma o olhar e a rotina dos assistidos

Iniciado em 2022 pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o programa Ver a Vida está proporcionandod uma melhora na qualidade de vida da população aracajuana. Criado com o objetivo de zerar a fila de demandas oftalmológicas na rede municipal, que teve um significativo aumento durante a pandemia da covid-19, o programa visa, ainda, alertar sobre a importância do cuidado ocular, evitando que doenças como catarata e glaucoma avancem para quadros de cegueira.

Os atendimentos são realizados em carretas que estão instaladas no estacionamento do Aracaju Parque Shopping e, para ter acesso ao serviço e realizar consultas e cirurgias, é necessário o encaminhamento pela rede de saúde e regulação.

“Fiz o exame de visão no Augusto Franco e o médico me disse que eu estava com glaucoma e catarata. Quando fui para o clínico-geral, ele me encaminhou para a cirurgia. O processo foi bastante rápido e estou bastante satisfeito”, afirma o aposentado Eronildes Conde de Santana, de 68 anos.

Durante o período de funcionamento do Ver a Vida, mais 43 mil procedimentos entre consultas, exames, cirurgias e acompanhamentos pós-cirúrgicos já foram realizados. Durante cada mês, uma semana é dedicada a cirurgias, com capacidade de realizar até 600 operações por mês. O restante do período é dedicado aos demais procedimentos oftalmológicos.

A pensionista Gilvania Santos Cardoso, de 55 anos, relata que notou uma melhora na visão logo após o procedimento cirúrgico e afirmou que a sua qualidade de vida vai melhorar daqui para frente.

“Já notei muita diferença na minha visão. A cirurgia ocorreu bem e os atendimentos foram ótimos, inclusive já estou com a outra cirurgia marcada. Foi uma coisa muito boa que aconteceu na minha vida, vai melhorar muito a minha rotina”, conta Gilvania.

Aposentado de 57 anos, José Roberto dos Santos Gomes também se mostrou satisfeito com o serviço.

“Assim que eu operei e vim para casa, já comecei a enxergar bem melhor. Foi um excelente trabalho do Ver a Vida e a minha visão melhorou 100%”, afirma José.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter