O projeto Anjos Azuis, desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para humanizar a segurança pública e aproximar os agentes da população, sobretudo das crianças e adolescentes, está completando dez anos de existência e de interação com a comunidade a partir das atividades lúdicas realizadas ao longo desse período em escolas públicas e outros espaços da cidade. Para celebrar a data, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju promoveu um evento comemorativo na tarde desta quarta-feira, 3.
A ação foi realizada no Teatro Tobias Barreto e contou com a presença dos secretários municipais da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado; e da Educação, professor Ricardo Abreu; além de alunos de seis escolas municipais: Emef Bebé Tiúba, Emef Ministro Geraldo Barreto Sobral, Emef Nossa Senhora Aparecida, Emef Professora Núbia Marques, Emef Papa João Paulo II, e Emef Sérgio Francisco da Silva.
O secretário Silvio Prado fez a abertura do evento e falou sobre a importância do projeto. “São dez anos dos Anjos Azuis. Hoje teremos uma pequena demonstração do que esses homens e mulheres da Guarda Municipal fazem nas escolas municipais, particulares e públicas da nossa cidade, demonstrando com teatros, de maneira bastante intuitiva, como se deve proceder em várias situações. Os Anjos Azuis estão formando cidadãos cada vez mais capacitados e com o entendimento do mundo”, declarou.
Já o secretário municipal de Educação, professor Ricardo Abreu, parabenizou a Guarda Municipal por esse trabalho e desejou que cada vez mais crianças possam estar presentes nesses eventos. “A Guarda Municipal de Aracaju é uma grande parceira e uma referência em nosso estado. O projeto Anjos Azuis leva uma série de mensagens que dizem respeito aos direitos humanos e à cidadania de uma forma muito alegre e lúdica para as crianças, não só da rede municipal de ensino, mas também da rede privada e de todo o estado de Sergipe”, disse.
Teatro de fantoches
Às 15h30 as cortinas do teatro se abriram, provocando a agitação da criançada. Durante o evento, foi realizada a apresentação de um teatro de fantoches, que permitiu a interação dos alunos com os personagens Alice, Jaiminho, Carlão, Guarda Barbosa e Guarda Sara. A peça contou ainda com a presença surpresa do cão Rex, que subiu ao palco e arrancou aplausos dos estudantes. A mensagem principal transmitida é a de que a Guarda Municipal é amiga das crianças.
De acordo com a coordenadora do projeto, Aracelly Matos, o Anjos Azuis trabalha com temáticas de educação auxiliando as crianças na formação cidadã. “Nesses dez anos de existência, o projeto tem a grande importância de passar um pouquinho de aprendizado e construir uma sociedade aracajuana cada vez melhor. A gente trabalha durante o ano todo com apresentações de teatro de fantoches e também com alguns jogos educativos de peças temáticas. Hoje, estamos apresentando uma peça especial para eles, com musicalização, teatro de fantoche, sempre trazendo essa humanização da instituição de segurança pública e passando a mensagem de empatia, amor e respeito ao próximo”, afirmou.
Professores e alunos aproveitaram bastante a comemoração dos dez anos do Anjos Azuis e reconheceram a importância do projeto, a exemplo da professora Paloma Emanuele Santos de Menezes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Paulo II. “Estamos retornando de dois anos da pandemia, as crianças passaram muito tempo em casa. Então esse é um momento interessante para elas, porque muitas não conhecem o teatro e ficam bem encantadas e felizes. O projeto passa a mensagem de amizade, acolhimento, respeito, cidadania e de cuidado com o outro”, declarou.
Vilse Gonçalo, coordenadora pedagógica da Emef Professora Núbia Marques, não poupou elogios à iniciativa. “Em virtude dos últimos acontecimentos em algumas escolas do país, a gente entende que é preciso que os alunos se sintam mais seguros e com a Guarda Municipal mais próxima deles. Esse é um trabalho que promove a socialização e também a aprendizagem. Quando a gente se sente mais seguro, fica mais fácil aprender. As crianças gostam muito e são apaixonadas pelos Anjos Azuis”, disse.
Para Maria Gabriele da Silva Menezes, de 8 anos, aluna da Emef Bebé Tiúba, “a peça muito legal”. “Teve várias coisas infantis que gostei muito. Aprendi que temos que respeitar todo mundo”, declarou. Quem também se sentiu feliz em assistir à peça foi o seu colega Michel Lucas Santana Gama, de 8 anos. “Achei a peça legal. Eu gosto muito e quero ser policial da Guarda Municipal quando crescer. Eu gostei muito de ver a moto em cima do palco”, afirmou.Instagram
Facebook
Twitter