Em meio à tensão da segunda prova do Enem 2023, a deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) destaca a importância do Projeto de Lei que visa proporcionar apoio psicológico aos estudantes sergipanos.
Neste domingo, 12, enquanto milhares de estudantes enfrentam a segunda etapa do Enem 2023, a deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) fez uma indicação de Projeto de Lei (PL) que pode impactar positivamente a vida dos alunos da rede pública de Sergipe. O PL propõe a garantia de acesso gratuito a atendimento psicológico para todos os estudantes sergipanos, inscritos não apenas no Enem, mas em qualquer vestibular, a partir do próximo ano.
A iniciativa da parlamentar surge considerando a carga emocional e psicológica enfrentada pelos estudantes, decorrente da alta competitividade, pressão familiar e social, além das próprias incertezas acerca do futuro profissional. A deputada destaca que o apoio psicológico, desde a inscrição até o mês da prova, pode fazer a diferença no preparo para os exames, auxiliando os alunos a manterem a concentração nos estudos, adquirirem mais foco, energia, motivação e disciplina.
“A boa saúde mental é fundamental para enfrentar a maratona de provas de fim de ano, vestibulares e Enem. Aprender a lidar com o estresse e a ansiedade é crucial. Uma carga elevada desses fatores pode afetar não apenas a saúde do pré-vestibulando, mas também seu desempenho nas provas”, ressalta Áurea Ribeiro.
A deputada destaca que a proposta do PL tem como base a Lei nº 9.191/23, sancionada pelo Governo de Sergipe em abril deste ano, que institui o “Programa Acolher” na rede pública de ensino do estado. Esse programa tem como objetivo inserir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais, visando atender às demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes.
“Proponho a criação de uma extensão específica dentro do Programa Acolher, focada em atender os estudantes que se preparam para o Enem e outros vestibulares. Estou confiante na aprovação dessa extensão, que será um complemento vital para o bem-estar mental dos estudantes sergipanos”, concluiu a deputada.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

