A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 158/2023, que institui a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia. A proposta, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), líder do governo na Assembleia, foi inspirada em um apelo popular e visa garantir meios para que as pessoas com fibromialgia possam melhorar a sua qualidade de vida.
A fibromialgia é uma doença crônica que causa dor em todo o corpo, fadiga, problemas de sono e alterações de humor. Ela afeta cerca de 3% da população brasileira, sendo mais comum em mulheres. Não há cura para a fibromialgia, mas existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas.
A carteira de identificação para pessoas com fibromialgia será um documento que comprovará a condição da pessoa. Isso permitirá que elas tenham acesso a benefícios e serviços especiais, como atendimento prioritário em órgãos públicos, vagas de estacionamento preferenciais e descontos em medicamentos e tratamentos.
A aprovação do projeto de lei é uma conquista importante para as pessoas com fibromialgia em Sergipe. Com a carteira de identificação, elas poderão ter mais acesso aos recursos necessários para melhorar a sua qualidade de vida.

