Pular para o conteúdo
Queijarias de Sergipe já podem comercializar seus produtos em todo o território nacional

Queijarias de Sergipe já podem comercializar seus produtos em todo o território nacional

Demanda era um antigo sonho do setor de leite e derivados

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, entregou nesta quarta-feira, 25, ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, em Brasília, a autorização para transferência do escopo ao Serviço de Inspeção Estadual da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para atuar na área de leite e derivados. Com a adesão, as agroindústrias do estado já podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Sergipe já havia recebido o certificado de adesão do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) em 2022. No entanto, a equivalência só estava valendo para o setor de abatimento e processamento de carnes. Após a extensão do escopo, a equivalência vale também para empresas de leite e derivados.

Segundo Fábio, a demanda era um antigo sonho do setor, em especial das queijarias. Antes, produtos equivalentes de produtores de outros estados podiam ser vendidos em Sergipe, enquanto os produtores sergipanos só podiam comercializar seus lácteos e derivados do próprio estado. “Quero agradecer, ministro. Há pouco, quando demos a notícia aos produtores, ouvimos pessoas se emocionando. Só de falarmos que participamos, já temos três empresas querendo ampliar suas atividades”, afirmou.

Ainda de acordo com o governador de Sergipe, o certificado Si rendasbi-POA vai representar uma transformação na geração de empregos e para diversos municípios sergipanos. “A abertura de mercado para que possamos vender os nossos produtos agora também fora do estado proporciona uma concorrência mais salutar para todos. Para Sergipe, este é um ato que simboliza um desenvolvimento, especialmente para o sertão sergipano, para a nossa bacia leiteira, que é a terceira maior do Nordeste e, tenho certeza, vamos buscar o primeiro lugar”, destacou.

A entrega do Título de Reconhecimento de Equivalência e do despacho que permitiu a extensão do escopo da Emdagro foi realizada logo após a audiência, que também tratou de outros temas de interesse de Sergipe, como a provisão de fornecimento de água para produtores de leite, o que pode até atrapalhar a produção estadual. O encontro também contou com a presença do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

Acompanharam o governador na audiência com o ministro Carlos Fávaro, os deputados federais Fábio Reis e o estadual Cristiano Cavalcante, e os secretários da Casa Civil (Secc), Jorge Araujo Filho; da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Zeca da Silva; do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas; da Comunicação Social (Secom), Cleon Menezes; e da Representação de Sergipe em Brasília (Serese), Sérgio Reis, além do diretor de Planejamento da Seagri, Arlindo Nery Neto.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter