A terceira fase da matrícula da Rede Pública Estadual foi finalizada na última sexta-feira, 10, contabilizando mais de 137 mil alunos matriculados, com previsão de crescimento. O Núcleo Gestor de Matrícula da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informa que há vagas em escolas estaduais da capital e do interior do estado e que o Portal da Matrícula continuará aberto mesmo depois do período programado para a efetivação do processo.
O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, disse que o Portal da Matrícula continuará disponível para que os alunos e responsáveis verifiquem as escolas, as vagas e os turnos. “A Rede Estadual está de braços abertos para acolher com muito carinho e profissionalismo todos os alunos sergipanos e suas famílias que desejam fazer parte desta grande família, que é a escola pública sergipana. Quem ainda não fez a matrícula por algum motivo, pode fazer de forma tranquila. Este é um momento especial, pois o lugar dos nossos jovens e das nossas crianças é dentro da escola”, afirmou o gestor da Seduc, ressaltando que as unidades também estão preparadas para atender àquelas pessoas que precisam de apoio durante e depois do processo de matrícula.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Matrícula da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jaqueline Andrade, depois que o aluno preencher o formulário no Portal da Matrícula e fizer o processo, é preciso ir até a escola escolhida para levar todos os documentos. Dessa forma, a matrícula será concluída.
“Depois de realizar a matrícula online, é necessário ir até a escola. A efetivação da matrícula se dará com a entrega da documentação na instituição de ensino, o que deverá acontecer até o primeiro dia de aula, programado para ocorrer no dia 23 de fevereiro. É fundamental que o estudante faça a autodeclaração e inclua o CPF no ato da matrícula, principalmente dos alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (Ejaem)”, disse Jaqueline.
A documentação exigida é: comprovante de matrícula online, original ou fotocópia da certidão de nascimento, documento de identidade, CPF, número de Inscrição Social (NIS), quando houver; guia de transferência ou declaração, comprovante de residência, quando houver; termo de responsabilidade; termo de autorização de uso de imagem (será disponibilizado pela escola no ato da efetivação da matrícula); relatório médico e avaliação biopsicossocial para estudantes da Educação Especial, quando possível; termo de autorização do uso de dados cadastrais (será disponibilizado pela escola no ato da efetivação da matrícula); cartão de vacinação para crianças de até seis anos de idade e duas fotografias 3×4.
A coordenadora explica, ainda, que a Seduc conta com o telefone 0800 285 5321 e o atendimento online disponível no portal da matrícula, para tirar as dúvidas em tempo real, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira. “Estamos disponíveis para orientar a todos”.
Matrícula para o integral
Em Sergipe são 96 escolas que ofertam o ensino em tempo integral, dentre as 319 escolas da rede estadual de ensino. Desse total, iniciam em 2023 mais 24 novas escolas nas nove diretorias regionais de educação e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Foram contempladas 13 escolas de Ensino Médio, 11 do Ensino Fundamental, com a abertura de mais 1.150 vagas, de um total de 25 mil vagas disponíveis nessa modalidade.
Para se matricular, não há diferenciação entre ensino em tempo integral e ensino regular. Basta o candidato acessar o Portal da Matrícula, escolher e observar se ainda há vaga na escola em que deseja ingressar. O portal continua aberto para matrícula, conforme a quantidade de vagas para cada escola.
Educação profissional
A oferta de vagas na Educação Profissional em 2023 ocorre nas modalidades: Integrada ao ensino médio tempo parcial, Integrada ao ensino médio em tempo integral, Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio (Ejaem) e ensino médio Concomitante Intercomplementar. Essas ofertas estão disponíveis no Portal da Matrícula/Seduc, onde os candidatos à rede estadual consultam as ofertas de vagas e realizam a matrícula.
São mais de 5.000 vagas ofertadas em Sergipe em 20 opções de cursos técnicos de nível médio: Segurança do trabalho, Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Nutrição Dietética, Automação industrial, Informática, Administração, Redes de Computadores, Agroindústria, Agropecuária, Instrumento musical, Petróleo e Gás, Modelagem do Vestuário.