A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), comunica que a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 estará disponível a partir desta terça-feira, 12, destinada a pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. A vacinação será realizada em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos três shoppings da capital.
Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a recomendação do Ministério da Saúde visa reforçar a prevenção e o controle da Covid-19. “O surgimento de novas sublinhagens eleva a preocupação em se proteger. Por essa razão, o Ministério da Saúde liberou a dose de reforço bivalente para os grupos prioritários. A ação de medidas de prevenção se faz necessária, e o método mais eficaz para manter o controle da doença é por meio da vacinação”, destaca Larissa.
A Secretaria de Saúde de Aracaju ressalta a importância de manter o esquema vacinal atualizado com as doses recomendadas para cada faixa etária. O Ministério da Saúde reafirma que todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra as variantes em circulação no país, prevenindo sintomas graves e mortes. Para se vacinar, basta comparecer a uma das 45 USFs em toda a capital, portando documento oficial com foto e cartão de vacina. Nos shoppings, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Além do anúncio da dose de reforço, a SMS destaca a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil. A sublinhagem JN.1, detectada no Ceará, representa 3.2% das detecções globais, enquanto a sublinhagem JN.3, verificada no nordeste, está sendo monitorada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Essas subvariantes já foram identificadas em 47 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.