Programa Alfabetizar Pra Valer é um dos apoiadores do evento que reúne gestores de todo o Brasil a fim de discutir estratégias para o fortalecimento da educação e garantir o direito de todas as crianças
Gestores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe participam em Brasília do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023. Considerado como um dos maiores encontros sobre o tema, o seminário conta com apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Associação Bem Comum, do Instituto Natura, da Fundação Lemann, e mostra como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.
Sergipe está representado por Zezinho Sobral, secretário de Estado da Educação e da Cultura e vice-governador; por Andrea Dantas, coordenadora do programa Alfabetizar pra Valer; Edson Costa, superintendente Executivo da Seduc; Daniela Santos, diretora da Regional da Educação 02; técnicos e gestores estaduais. A abertura contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
“O nosso programa Alfabetizar pra Valer integra este encontro de fortalecimento das políticas públicas educacionais e que mostra como as parcerias intersetoriais produzem avanços e resultados eficientes na alfabetização de crianças! Este é um momento de importantes interlocuções com profissionais e gestores do Brasil inteiro por esse direito de todas as crianças. A educação é o primeiro passo para alcançar o mundo, e Sergipe segue firme e sabe o quanto é importante Alfabetizar pra Valer”, destacou o secretário Zezinho Sobral.
O evento promove debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação, com direcionamentos para a criação de estratégias com a diversidade de visões e expertise dos participantes, estratégias eficazes para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade.
“O Seminário Nacional pela Alfabetização é uma iniciativa dos 16 Estados que já têm Política de Alfabetização em Regime de Colaboração, e Sergipe é um deles. Fizemos questão de convidar escolas que se destacaram no Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) de 2022, além de uma diretora regional e a diretora pedagógica de apoio aos municípios. Juntas estamos participando do seminário. Durante os dois dias estamos assistindo e participando das discussões sobre regime de colaboração como estratégia nacional para a garantia da alfabetização de crianças, o papel do poder executivo e da escola para garantir a alfabetização das crianças”, pontuou Andrea Dantas.
“O seminário é de suma importância para fortalecer nossas ações e traçarmos estratégias que avancem na alfabetização das crianças sergipanas, com equidade e a garantia do respeito às diversidades para além das aprendizagens”, complementou.
União nacional pela alfabetização
O seminário é acompanhado por cerca de 35 mil pessoas, entre presenciais e virtuais, e conta com a presença de gestores da Educação de todo o Brasil, e os debates transitam entre as peculiaridades e os avanços regionais para garantir a alfabetização das crianças.
“Nós estamos aqui pelo direito das crianças de terem chance. Temos de respeitar as autonomias. O que seria de nós se não fossem as boas interlocuções e a capacidade de ter parceiros?”, analisou a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela.
Durante o evento, o ministro Camilo Santana lembrou que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE); além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
“Nós temos dois objetivos: alfabetizar jovens e adultos e, ao mesmo tempo, estancar a evasão e a perda desses jovens ao longo dos anos no ensino fundamental. As evidências têm nos mostrado que quando uma criança aprende a ler e a escrever na idade certa, isso reduz, significativamente, essas condições”, afirmou.
Alfabetizar pra Valer
O Programa Alfabetizar pra Valer é uma iniciativa do Governo de Sergipe, em Regime de Colaboração com os municípios, para implementar uma política de Estado com foco na alfabetização na idade certa (até os 7 anos de idade).
A iniciativa visa garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do último ano da Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e, de forma excepcional, do 3º ano do Ensino Fundamental, por meio do compartilhamento de estratégias e recursos que contribuam para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita e, consequentemente, permitam a progressão escolar, prevenindo o abandono, a evasão e a distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização.
Por meio do Programa Alfabetizar pra Valer, o Regime de Colaboração vem se fortalecendo no Estado de Sergipe. Todos os 75 municípios aderiram à iniciativa e contam atualmente com apoio técnico para a melhoria dos seus indicadores de alfabetização.