Pular para o conteúdo
Residencial Mangabeiras: moradores elogiam trabalho da Prefeitura de Aracaju no pós-mudança

Residencial Mangabeiras: moradores elogiam trabalho da Prefeitura de Aracaju no pós-mudança

A Prefeitura de Aracaju possibilita o sonho da casa própria para mais de 1.300 famílias aracajuanas com a construção do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março. O projeto inovador, que levou infraestrutura de qualidade para onde havia uma ocupação subumana, teve a primeira fase concluída e 704 unidades foram entregues para a população na última sexta-feira, 27.

E o trabalho junto a essa comunidade não para. Após a entrega das chaves, a gestão municipal segue prestando a devida assistência às famílias que estão em processo de mudança. Para isso, equipes da Secretaria da Assistência Social e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estão realizando um acompanhamento de possíveis necessidades que surjam, de modo a promover as correções que se façam necessárias. Neste domingo, 29, as assistentes sociais do município visitaram cada unidade recém-entregue para que os novos moradores pudessem indicar possíveis ajustes a serem realizados no imóvel.

Em formulários, foram registrados os dados do proprietário e lote referente a cada imóvel, bem como o detalhamento específico de possíveis demandas de cada apartamento. Desse modo, a Prefeitura de Aracaju atua em conjunto com a comunidade, para que o processo de transição para a casa própria seja realizado com tranquilidade.

Segundo a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, esse é um momento fundamental de atuação da Prefeitura de Aracaju, que faz o acolhimento e busca resolver pendências que porventura surjam nesse processo de mudança.

“Desde o dia da entrega que estamos presentes cotidianamente. Do ponto de vista de assistência social, o trabalho direto continua por mais seis meses. Estamos dando essa continuidade no amparo das necessidades dos moradores de forma intensiva. Nós temos uma ótima relação com a população. É uma relação de confiança que foi construída ao longo desses últimos anos”, explica a secretária.

Comunidade satisfeita
E diante desse trabalho e, sobretudo, da concretização do sonho da casa própria, os novos moradores do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres elogiam o trabalho da gestão municipal de estar próxima e presente nesse momento, como conta Marcele dos Santos Barbosa, de 37 anos, que já se mudou para o Residencial e afirma estar realizando um sonho. Ela destaca que a boa qualidade da casa é garantida com o acompanhamento da administração municipal.

“A Prefeitura tem acompanhado tudo. O que estava faltando o pessoal já veio para ver o que precisava e, hoje, a Assistência veio de novo para conferir se tinha mais alguma coisa que precisava ser ajeitada. Então, está tudo uma maravilha. Ter a minha casa é um sonho realizado. Estou muito feliz. A casa é muito aconchegante e os reparos que estamos precisando já vão ser feitos.  É só agradecer”, destacou.

Ingrid Matias, 34 anos, não esconde a felicidade de estar morando em sua casa própria com os dois filhos. Ela recebeu a visita da Assistência Social neste domingo e relatou que o apartamento necessita de “um reparo nas portas”, mas ficou contente de poder contar com a gestão municipal para solucionar essa situação logo após a entrega das casas.

“A gente morava em barracos e palafitas e agora temos uma casa para morar. Não tem mais rato nem barata, é uma verdadeira mudança de vida. Desde que me mudei ainda não consegui dormir de tanta felicidade. Estou de casa nova e é uma casa linda. Meu filho é autista e agora vou poder dar mais oportunidades para ele, um lugar confortável para ele morar. Neste momento, precisamos de alguns reparos, que já vão ser feitos. É só gratidão ao belo trabalho da Prefeitura”, celebrou.

Para a moradora Viviane dos Santos, 46 anos, essa nova fase de mudança é sinônimo de vitória. A aracajuana, que vivia na lama, se emociona ao saber que o local foi transformado para dar a comunidade mais dignidade e qualidade de vida. Ela ressaltou a importância do acompanhamento que a Prefeitura tem feito nesses primeiros momentos de transição para a casa nova e como esse serviço viabiliza o bem-estar de todos.

“Só quem viveu como eu vivia sabe da alegria que é estar aqui me preparando para fazer a mudança. Estou saindo do aluguel para minha casa própria. Desde que foi entregue a chave está ocorrendo tudo bem, só falta fazer pequenos reparos, coisa pouca. Graças a Deus e à Prefeitura de Aracaju estou aqui vivenciando isso”, expressou.

Luiz Felipe Correia de Lima, 26 anos, também aprovou o acompanhamento realizado pela Prefeitura de Aracaju para garantir a qualidade do serviço prestado. “Na minha casa, os únicos reparos que precisavam ser feitos já estão sendo feitos. Então, está tudo tranquilo. Todos nós aqui da comunidade estamos contentes com essa mudança. É uma benção nas nossas vidas”, garantiu.