Estudantes que se inscreveram em programa de financiamento de cursos em universidades particulares terão três dias para complementar as informações exigidas
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta terça-feira, 14, a lista dos candidatos pré-aprovados na seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2023, cujas inscrições terminaram na sexta-feira, 10, com um total de 205.177 candidatos inscritos em todo o país. O programa público financia até 100% do valor de cursos superiores presenciais em faculdades e universidades privadas, de acordo com a renda familiar bruta do aluno.
Os estudantes convocados terão três dias, entre quarta, 15, até sexta-feira, 17, para complementarem as informações prestadas no ato da inscrição, acessando o sistema FiesSeleção através do Portal Acesso Único (https://acessounico.mec.gov.br/fies). Em seguida, ele precisará validar estas informações junto à instituição de ensino escolhida e junto à Caixa Econômica Federal. O candidato deve consultar os prazos de comparecimento no comprovante de Inscrição gerado no sistema, mediante sua senha pessoal.
O processo é para comprovar se cada candidato está dentro dos critérios exigidos para participação no programa (renda de até três salários mínimos e nota acima de 450 pontos no Enem). Após a aprovação do cadastro, o contrato de financiamento será assinado.
Os candidatos foram classificados e pré-selecionados na chamada única, com base no número de vagas do grupo de preferência. Os que não foram pré-selecionados estão incluídos automaticamente em uma lista de espera, que ficará aberta entre os dias 21 de março e 18 de maio, e através da qual podem ser convocados para preencher as vagas remanescentes. Os inscritos na lista de espera devem acompanhar sua eventual pré-seleção na página do Fies.
O Fies é o principal programa de crédito estudantil do país. Ele tem uma escala de financiamento entre 50% e 100%, e seu período de pagamento pode ser maior que o dobro do tempo de graduação, com diminuição gradual das parcelas e renovação do financiamento a cada semestre letivo, até a formatura.
Para este primeiro semestre de 2023, ele oferta mais de 67 mil vagas em instituições credenciadas de todo o Brasil, incluindo 771 vagas em cursos presenciais das unidades de ensino do Grupo Tiradentes em Sergipe e Pernambuco. Desse total, são 515 vagas na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), 77 na Faculdade São Luís de França (FSLF), 174 no Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e cinco na Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana).
Outras informações podem ser esclarecidas através dos sites https://www.unit.br/fies e https://www.fslf.edu.br/fies, da Central de Atendimento (0800-729-2100) ou das equipes especializadas que estarão de plantão nos campi de cada unidade, atendendo das 8h às 18h.
Asscom | Grupo Tiradentes