O prefeito em exercício e presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos, participou na manhã desta sexta-feira, 29, da IV Conferência Municipal da Juventude, realizada no Auditório Antônio Vieira, localizado na praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais de Governo (Segov), da Juventude e do Esporte (Sejesp) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), teve como tema “Fortalecer o Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.
A conferência tem como objetivo criar um ambiente de interação, debate e construção de políticas públicas específicas para os jovens com idade entre 15 e 29 anos. Essa etapa municipal faz parte de uma iniciativa ampla, que continuará na Conferência Estadual, prevista para acontecer no dia 28 de outubro, e no retorno da Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília.
Durante o evento, o prefeito em exercício destacou que a ocasião é uma oportunidade de ouvir os jovens acerca daquilo que eles pensam para a educação e para o futuro. “Isso ajuda o Executivo e o Legislativo a elaborar leis e ações públicas para fomentar a educação, várias ações que dizem respeito ao lazer, à inclusão, às atividades integrativas nas escolas. É importantíssimo que a gente não perca essa geração”, destacou Ricardo, enfatizando que 37% dos jovens não estão estudando e nem trabalhando, conforme apontam estudos.
“A Prefeitura de Aracaju está chamando esses jovens para ouvi-los, para ver o que está faltando, para melhorar ainda mais o ambiente escolar, otimizar todas as potencialidades desses alunos. O ambiente escolar tem que ser um lugar que gere um certo conforto, que não tenhamos só o aprendizado, mas também uma porta aberta para o futuro. E que o jovem possa se inserir, se enxergar e apostar que a escola é a melhor maneira para crescer de forma digna e muito mais propícia”, declarou o prefeito.
Ricardo Vasconcelos ressaltou ainda que a conferência tem uma variada gama de assuntos para serem debatidos. “Nós temos aqui vários ambientes que vão discutir o direito à saúde, o direito ao combate àquelas políticas que, muitas vezes, não estão de acordo com o que a Constituição defende. O jovem precisa saber se defender, precisa olhar para o futuro e entender como é que ele vai caminhar, de acordo com as políticas públicas, e fortalecendo todas as ações, tanto do poder municipal, como do poder estadual”, afirmou.
O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação e do Esporte, Zezinho Sobral. Ele lembrou que no atual momento, Sergipe tem o mais jovem governador ocupando um cargo, algo que representa uma participação da juventude na renovação política. “O jovem está aqui para formular as suas principais reivindicações, para estabelecer quais as necessidades que o mundo moderno impõe. Não vivemos mais a realidade de anos atrás, com repressão e ausência de democracia. Vivemos a democracia plena, a liberdade de expressão, a oportunidade de falar e de expressar aquilo que a gente pensa”, disse.
Zezinho ressaltou também que há preconceitos e boicotes a determinadas políticas, e que isso precisa ser esclarecido para que se possa, através das indicações e propostas debatidas com os jovens, reformular a política para dar acesso a todos. “Vivemos num mundo de inclusão, onde a diversidade tem que ser enxergada e incluída no processo, e todos têm que fazer parte da nossa sociedade. Então, temos que defender o direito de todos, garantir a inclusão e a participação, o acesso às informações de forma correta. Então são temas atuais e necessários, e acredito que nessa conferência todos os jovens da nossa capital terão a oportunidade de transformar isso em indicações para concretização e materialização da construção de políticas públicas que possam atender os anseios da nossa juventude”, afirmou.
Diálogo com a juventude
O secretário municipal de Governo, Hallison Sousa, destacou que a conferência é um evento importante que a Prefeitura de Aracaju está promovendo, e que contribui com o processo que está sendo realizado até o mês de dezembro das Conferências de Juventude. “Estamos aqui hoje promovendo esse espaço para que a juventude expresse, opine, discuta, debata e nos ajude também enquanto governantes, enquanto gestão pública, para a gente aprimorar, melhorar e fazer avançar as políticas públicas de juventude. Mais uma vez, é o compromisso da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira com a juventude. Estamos celebrando essa conferência e, com certeza, nós iremos dar mais passos no sentido de fortalecer a política municipal da juventude”.
Secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Joaquim da Janelinha falou sobre a importância desse encontro para a juventude. “O nosso papel é ser um elo entre o Executivo e as classes. Aqui nós estamos com os estudantes e debater o futuro é muito importante, é conversar e ouvir os estudantes, ouvir essa juventude e discutir para que a gente possa construir uma nova nação cada vez melhor. Como educador eu fico muito feliz de ver a juventude se reunir cada vez mais para discutir um futuro melhor”, declarou.
Na condição de palestrante do evento, o vereador Professor Bittencourt incentivou os jovens a serem mais ativos em busca dos seus direitos. “A educação é o grande portal que possibilitará esse ser do amanhã de vocês. Portanto, que essa conferência seja um instrumento para vislumbrar o futuro. Que essa conferência seja um instrumento para estimular vocês a, cada vez mais, protestar e reivindicar, mesmo que o governador e o prefeito reclamem, porque eles chegaram aqui também protestando. Que essa conferência seja um instrumento para emular o coração de vocês, estimular as mentes e o potencial criativo de reivindicação de protesto de vocês, para que vocês possam ser efetivamente instrumentos de construção do seu próprio futuro”, disse.
Após as contribuições da população, será confeccionado um relatório, a ser aprovado e apresentado nas demais etapas da Conferência, buscando sistematizar os anseios e necessidades da juventude, de maneira que, a partir do consenso criado no diálogo possibilitado pela IV Conferência, se possa alcançar a realização de medidas concretas para esses jovens e toda a população.Instagram
Facebook
Twitter