Nesta terça-feira, o Rio de Janeiro enfrentou um calor histórico, registrando uma sensação térmica recorde de 58,5°C às 9h15, no bairro de Guaratiba, zona oeste da cidade. A temperatura real, na mesma localidade e horário, atingiu 35,5°C, surpreendendo os cariocas em plena manhã, conforme dados do Sistema Alerta Rio da prefeitura.
A previsão para o restante do dia aponta para um aumento, podendo os termômetros marcarem 40°C. Além disso, há a possibilidade de chuvas isoladas na cidade.
Chuvas aliviam onda de calor a partir de sexta-feira
Uma esperança para amenizar a onda de calor é a chegada de chuvas em várias regiões do país a partir de sexta-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões Sudeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e o triângulo mineiro, devem receber precipitações.
Na Região Norte, são esperadas pancadas de chuva, especialmente no Acre e no oeste e sul do Amazonas, com valores superiores a 50 mm. Em contrapartida, áreas pontuais de Rondônia, Pará e Tocantins podem enfrentar tempo seco.
Nordeste e Centro-Oeste enfrentam condições diversas
O Nordeste enfrentará tempo seco e sem chuva, com baixos níveis de umidade, principalmente nas áreas norte e leste. Entretanto, há a possibilidade de chuvas isoladas em locais como Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e litoral baiano.
Na Região Centro-Oeste, espera-se chuvas passageiras, principalmente no final da tarde.
Chuvas expressivas na Região Sul
Na Região Sul, uma frente fria pode resultar em chuvas expressivas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo da semana. Os acumulados podem ultrapassar 150 mm, especialmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br