Iniciativas facilitam a inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA
Com o compromisso de promover as melhores experiências de acessibilidade para os seus clientes, os empreendimentos administrados pelo Grupo JCPM em Aracaju – RioMar Shopping e Shopping Jardins – dão início a um serviço inédito em centros comerciais de Sergipe: o empréstimo de abafadores de ruídos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa tem como objetivo proporcionar maior conforto sensorial para esse público que, em geral, apresenta hipersensibilidade auditiva. O uso dos abafadores permite a redução dos ruídos do ambiente, promovendo mais tranquilidade para os autistas. “Estamos sempre buscando realizar ações que têm como finalidade a inclusão de todos os públicos. O empréstimo dos abafadores de ruído, com certeza, irá promover um passeio bem mais agradável às pessoas com TEA e seus familiares”, enfatiza Danielle Sônego, gerente marketing do RioMar Aracaju.
Nos dois shoppings, o serviço já está disponível e pode ser utilizado gratuitamente pelo público de todas as idades. “Crianças e adultos com TEA podem usufruir do serviço e, com isso, desfrutar de um momento social tão comum, que é o de passear em um espaço com a presença de muitas pessoas e estímulos”, ressalta a gerente de marketing do Shopping Jardins, Acácia Sandes.
O empréstimo dos fones é realizado mediante cadastro do cliente. No RioMar Aracaju, os abafadores são retirados na Espaço Família – localizado no piso L1. Já no Shopping Jardins, o empréstimo pode ser realizado no balcão de Atendimento ao Cliente, próximo ao restaurante Tio Armênio.
Ações de acessibilidade para autistas
Outra iniciativa dos shoppings que possibilita a acessibilidade do autista, são as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com TEA e seus acompanhantes. Os espaços são sinalizados no piso com o símbolo que representa o autismo e placas indicativas. As áreas estão localizadas no edifício garagem no RioMar e nas principais entradas que dão acesso ao mall do Jardins.
Além disso, a Rede Cinemark promove uma vez por mês o projeto Ingresso Azul, com projeção em sala adaptada para pessoas com TEA e outros transtornos que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral. Durante a exibição do filme, o volume do som é mais baixo que o das sessões convencionais e a sala permanece com as luzes acesas. As exibições não contam com propagandas ou trailers. A sessão é aberta ao público e todos pagam meia entrada.
Fotos: João Souza