Pular para o conteúdo
Rodrigo Valadares protocola medida para sustar decreto de Lula que amplia poder de Janja

Rodrigo Valadares protocola medida para sustar decreto de Lula que amplia poder de Janja

Rodrigo Valadares lidera Senado Sergipe
PMA outubro

O vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Rodrigo Valadares (União-SE), protocolou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 815/2025, que busca sustar os efeitos do decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o qual amplia os poderes e a estrutura à disposição da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja.

De acordo com o parlamentar, ao legitimar por decreto o uso da estrutura estatal em favor do cônjuge presidencial, o governo cria um precedente perigoso e expõe a administração pública a riscos de desvio de finalidade e mau uso de recursos públicos.

“Lula transforma o governo em extensão da própria casa. Não mede esforços para garantir mordomias e privilégios para ele e seus aliados- enquanto o povo é quem paga a conta. O governo do PT é o da gastança e do desperdício: gasta sem limites e depois cria impostos para cobrir o rombo. Lula gasta, o brasileiro paga!”, alertou o parlamentar.

A iniciativa do deputado é para barrar o decreto nº 12.604/2025, assinado por Lula, que cria uma estrutura oficial e cargos públicos destinados ao atendimento da primeira-dama dentro do Gabinete Pessoal da Presidência da República, institucionalizando funções que antes não existiam.

Rodrigo Valadares destacou ainda que, desde o início do atual governo, Janja tem se envolvido em diversas polêmicas relacionadas ao uso da estrutura federal, sem possuir cargo público ou função oficial.

“Entre 2023 e 2024, a chamada ‘equipe informal’ da primeira-dama já custou quase R$ 4 milhões aos cofres da União. Além disso, ela exerce influência direta na escolha de ministros e até em políticas públicas. Isso é um escândalo e um desrespeito com o dinheiro do contribuinte”, criticou.