A previsão é alcançar 96.619 mil estudantes em todos os 75 municípios
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em regime de colaboração com os 75 municípios sergipanos, vai aplicar, entre os dias 7 e 18 de novembro, os instrumentais de diagnóstico do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) em 976 escolas públicas de Sergipe, com previsão de alcançar 96.619 mil estudantes. As provas têm como público-alvo os alunos matriculados nos 2º, 5º, 9º anos do ensino fundamental e 3a. série do ensino médio.
No conjunto de ações do Saese 2022, também estão sendo disponibilizados os questionários contextuais impressos que devem ser respondidos pelos alunos, no momento da avaliação, e durante o período de aplicação, gestores escolares e professores das turmas avaliadas respondem a questionários on-line. Esses instrumentais têm como objetivo colher informações sobre nível socioeconômico, participação das famílias, atividades pedagógicas desenvolvidas, trajetória profissional, condições de trabalho, clima escolar, práticas pedagógicas e de gestão, gestões democrática e financeira.
Os resultados do Saese irão gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais alicerçados em evidências.
Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual terão seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. O sistema vai avaliar nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a proficiência leitora com o objetivo de aferir o nível de alfabetização e letramento. A primeira edição do Saese foi realizada em outubro de 2021.
O planejamento e a coordenação geral de logística das operações de campo da avaliação serão de responsabilidade da Fundação Cesgranrio, sob a supervisão geral da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave).
De acordo com a diretora da Ceave, professora Joniely Cruz, o Saese avaliará 3.791 turmas das escolas participantes na edição 2022, abrangendo unidades das redes estadual e municipais. Ainda segundo ela, o processo de avaliação vai ocorrer conforme a edição anterior, no período de 07 a 11/11, que corresponde à semana efetiva de aplicação, e de 14 a 18/11 à reaplicação por conta de problemas ou impossibilidade de realização na semana de aplicação. “Estamos no momento com total engajamento das escolas, sobretudo das redes de ensino na preparação dos alunos para a aplicação. Para tanto, já está disponível no portal da Seduc a cartilha de orientação às escolas, o plano de comunicação e mobilização que vai conduzir o diálogo com a comunidade sobre a importância da avaliação, além dos banners , logomarcas, simulados, histórias em quadrinhos, entre outras informações”, disse.
A chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae/Ceave), professora Kátia Suzane, chama a atenção para a importância dos questionários contextuais online. “É necessário que tanto os professores como os diretores façam o seu cadastro no espaço de devolutiva do Saese, e que eles indiquem as turmas nas quais atuam para que tenham acesso aos questionários. Na plataforma também está disponível o tutorial de como se cadastrar, explicando passo a passo”, frisou.
Preparação
A Seduc, por meio da Ceave, tem realizado ações, a fim de mobilizar as escolas na preparação para o Saese 2022. Dentre as atividades, estão as reuniões com as Diretorias de Educação para fortalecer o acompanhamento pedagógico, a partir da apropriação dos dados, e as unidades de ensino seguem aplicando simulados e revisões.
Na Escola Estadual Rotary Clube, em Lagarto, a comunidade tem empreendido diversas ações visando à preparação dos alunos. A diretora da unidade, professora Eliete Cézar Fontes Prata, destacou que tradicionalmente a equipe pedagógica desenvolve estratégias para engajar os alunos. Ela explica que foi criado o projeto “Quinta do Saese”, que visa à aplicação semanal de simulados preparatórios. “É um período muito importante para a gente, porque a avaliação gera um resultado que vai mostrar a qualidade do nosso ensino e como os nossos alunos estão aprendendo”.
As escolas municipais também estão mobilizadas para a avaliação. Em Japaratuba, o Aulão Saese promoveu aos estudantes do 5º e 9º anos um momento de sensibilização sobre a importância de comparecer e realizar a prova, visto que o objetivo é alcançar, no mínimo, 80% de presença. Segundo a técnica da Secretaria Municipal de Educação de Japaratuba, Andreza Mattos, o Aulão Saese aconteceu no período de 4 a 6 deste mês, tanto na sede do município quanto na zona rural, onde foi reunido um conglomerado de comunidades no povoado Sibalde. “Nosso objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da avaliação. Para tanto, fizemos treinos de gabaritos e dirimimos dúvidas de determinados descritores e habilidades que eles já viram ou que precisam desenvolver”.
Diálogo com os municípios
Na próxima semana, dia 3 de novembro, às 9h, na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju, a Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultuta-SEDUC e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime/SE), irão realizar um encontro com todos os secretários municipais de Educação para um diálogo sobre a aplicação do Saese 2022, sobretudo quanto à importância da mobilização das redes de ensino para a campanha de avaliação que vai gerar o Idese.