Ao longo deste primeiro mês do ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou inúmeras atividades relacionadas ao Janeiro Branco, campanha nacional para chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação e dos cuidados necessários com a saúde mental. Para encerrar este mês de intensificação das atividades, a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) realizou nesta terça-feira, 31, ações de prevenção e promoção da saúde.
“No encerramento desta Campanha, a equipe da Reaps realizou uma caminhada do Centro de Apoio Psicossocial – Caps Primavera até a Orla da Atalaia; debates sobre saúde mental com usuários e trabalhadores nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Joaldo Barbosa e Adel Nunes [bairro América]; atividades lúdicas no Caps Jael Patrício [Cidade Nova] e atividade física com os usuários do Caps Liberdade no Parque de Sementeira”, detalhou a coordenadora da Rede, Camilla Albuquerque.
O tema da campanha, este ano, foi “A vida pede equilíbrio”. Desse modo, todas as ações foram voltadas para incentivar as pessoas a desenvolver ações com foco no cuidado à saúde mental, seja através de inclusão de novos hábitos, como práticas meditativas ou de relaxamento, ou até mesmo por meio de atividades que proporcionem prazer e que garantam uma melhoria na qualidade de vida.
Caminhada do Caps Primavera
Coordenador do Caps Primavera, Matheus Barros, que participou da organização de uma caminhada no âmbito das ações do Janeiro Branco desenvolvidas pela SMS, explica que, para potencializar os fatores protetivos à saúde mental, o primeiro passo é o autocuidado e a autopercepção e, na medida do possível, reduzir os impactos dos fatores prejudiciais.
“Há muitos casos em que as doenças do corpo são originadas por conta de um estado psicológico ou emocional que não foi tratado com a devida atenção. Por este motivo, quando a campanha destaca que a vida pede equilíbrio, é justamente para ressaltar o cuidado com o sono, com a alimentação, com a prática de atividade física, e com a cultura também, são estas condutas que impactam positivamente na saúde mental, daí a importância desta caminhada”, orienta.
Ações Lúdicas do Caps Jael Patrício
A coordenadora do Caps Jael Patrício, Laís Almeida, reforça que as atividades lúdicas contribuem para uma das principais metas do Caps, que é a reinserção na sociedade.
“Realizamos hoje o primeiro ‘Vida em Festa de 2023’, que é um projeto do grupo terapêutico de teatro ‘Vida em Cena’, para incentivar a celebração e integração, buscando estimular os afetos de alegria através do lúdico, com variadas ações de teatro, música, dança e expressões artísticas. Também realizamos uma conversa sobre a importância do cuidado em saúde mental e confeccionamos um banner coletivo, além de apresentações artísticas”, enfatiza.
O grupo “Vida em Cena” sempre elabora temas das apresentações pensando prioritariamente na valorização da vida. “É uma forma das pessoas se reconhecerem como sujeitos que podem fazer outras coisas na vida, inclusive ser artistas. O grupo tem uma potência terapêutica muito grande, para que as pessoas se reconheçam nas histórias, sendo narradas de outra maneira, e de poderem reescrever a própria história”, informou a psicóloga Karine Dantas.
Usuários
A usuária do Caps e atriz do “Vida em Cena” há sete anos, Mirabel do Nascimento, elogiou a iniciativa. “Nós expressamos o que estamos sentindo, nós damos alegria para o público, eu acho muito legal. Entrei a convite da minha psicóloga, Karine, e não pretendo mais sair. Tem feito muito bem para a minha vida, distrai a minha cabeça e, também, eu era muito tímida antes de entrar no teatro, agora eu me soltei bastante, consigo expressar os sentimentos que eu sinto para a plateia”, destacou.
“As atividades que realizo no Caps são uma forma de ajudar na minha recuperação. O Centro tem grande importância na minha vida porque lá eu tenho acompanhamento com psiquiatras, psicólogos e oficineiros que ajudam na nossa melhoria. Quanto mais rápido a gente procurar ajuda, melhor para nossa recuperação. Eu sou muito agradecido a todos da equipe do Caps pelo acolhimento que tive e por tudo que eles fazem aqui”, reconheceu o usuário Ermelindo dos Santos.
Também foram realizadas roda de conversa com agentes comunitários nas UBSs Joaldo Barbosa e Adel Nunes, sobre saúde mental. Fechando as ações, a equipe do Caps Liberdade realizou um aulão de atividade física, que é mais uma das formas de cuidar da saúde e da mente, com alongamento, relaxamento e caminhada no Parque da Sementeira.