Nesta sexta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta. Em 2024, a campanha é voltada para o tema ‘Água para a Prosperidade e a Paz’.
A fim de apresentar as ações relacionadas à qualidade da água, a Vigilância Sanitária Estadual, por meio da Gerência Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental (GVSAM), realizou na última quinta-feira, 21, uma palestra para os estudantes do município de São Francisco com temáticas voltadas aos recursos hídricos.
Na ocasião, os técnicos explicaram as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que incluem as inspeções sanitárias nas Estações de Tratamento de Água até o monitoramento da qualidade, por meio de um programa contínuo de coleta de amostras e envio ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para as análises físico-químicas e microbiológicas.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Alexsandro Bueno, os impactos das alterações climáticas, assim como as secas e inundações, têm colocado uma pressão crescente sobre os recursos hídricos. “Temos buscado as articulações institucionais e as parceiras que possam agregar conhecimento e embasamento para o enfrentamento destes problemas para assegurar que o consumo da água seja feito de qualidade para a população”, explicou.
Como parte da programação da semana do Dia Mundial da Água, GVSAM também participou do seminário ‘Mitigação aos efeitos da chuva em 2024’ organizado pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Lacen
Diante da oferta de água, não se pode esquecer o aspecto de qualidade, já que várias doenças podem ser transmitidas por água contaminada. O Lacen realiza as análises de qualidade da água.
Foto: Ascom SES