A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, visitou na manhã desta quinta-feira, 2, o Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil do Governo de Sergipe (Crai). Ela foi recebida pela superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e coordenadora do Centro, Lourivânia Prado. A secretária conheceu o funcionamento da unidade que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, ofertando serviços de acolhimento, psicossocial, perícia médica e registro de Boletim de Ocorrência.
Antes da visita às instalações, as gestoras da MNSL e equipes técnicas dialogaram sobre os serviços e protocolos de atendimento ao público infanto-juvenil, com vistas à troca de conhecimentos que poderão derivar na construção de um modelo de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual inspirado no Crai.
“Estou muito feliz de conhecer o Crai. Um serviço novo, inaugurado no fim do ano passado, mas que já tem uma repercussão muito positiva. Eu, como secretária da Mulher e delegada de Polícia, vim conhecer de perto essa experiência com a expectativa de que possamos pensar nessa forma humanizada de atendimento para as mulheres vítimas de crimes sexuais. O Crai mostra que o trabalho conjunto dá certo quando todo mundo se propõe a ter esse olhar cuidadoso sobre as vítimas de violência sexual, que é um crime que machuca muito”, disse Garcia.
Para Lourivânia Prado, a presença da secretária chega para fortalecer os serviços de assistência a vítimas de violência em nosso Estado. “A visita foi muito positiva e proveitosa. Conversamos sobre possíveis parcerias e avanços na assistência para esse público (vítimas de violência sexual), ventilamos inclusive a possibilidade de criação de novos fluxos que fortaleçam a assistência voltada às mulheres em todas as regiões de Saúde”, informou
A secretária Danielle Garcia estava acompanhada da diretora de Saúde para as Mulheres, Viviane Goston, da gerente de Saúde das Mulheres, Teresa Caroline e da diretora de Proteção e Combate à Violência Contra as Mulheres, Ana Carolina.