Pular para o conteúdo
Seduc disponibiliza simulados do Saese e Saeb como preparação para as escolas públicas e privadas

Seduc disponibiliza simulados do Saese e Saeb como preparação para as escolas públicas e privadas

A educação sergipana já se mobiliza para a realização das avaliações externas em larga escala de 2023. As provas e os questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão aplicadas de 23 de outubro a 10 de novembro nas escolas estaduais, municipais e privadas que ofertam alfabetização, anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do ensino médio. Já as aplicações do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) ocorrerão no período de 20 de novembro a 1° de dezembro nas unidades de ensino das redes públicas do estado e dos municípios.

 

Para deixar as escolas e os estudantes preparados para o período dessas avaliações, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae), organizou simulados de Língua Portuguesa e Matemática para todas as etapas que serão avaliadas.

 

“Esta é uma maneira de oportunizar às escolas meios de preparação dos estudantes para os dias de aplicação do Saese e do Saeb. A ideia é preparar toda a comunidade para o processo. A Seduc orienta que as escolas sigam os mesmos procedimentos adotados pelos dois sistemas de avaliação, como o respeito ao horário estabelecido, a duração, a distribuição das provas etc.”, destacou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

 

A professora Joniely Cruz, diretora da Ceave, afirma que os simulados contemplarão as matrizes de referência do Saeb e Saese das etapas avaliadas e estarão disponíveis no Portal da Educação (seduc.se.gov.br), no banner Saese, em Simula Saese 2023.

 

“As redes e as escolas podem acessar sem precisar fazer qualquer cadastro prévio. O objetivo é que os estudantes tenham acesso às provas e possam avaliar seus conhecimentos e vivenciar todo o processo de aplicação de uma avaliação externa”, afirmou a diretora.

 

Os gabaritos com as habilidades avaliadas em cada item dos testes serão disponibilizados pelo Segsae para as secretarias municipais de educação e diretorias de educação. “As escolas devem entrar em contato com as suas respectivas secretarias e diretorias solicitando esses instrumentos”, complementou Joniely.

 

Segundo a professora Amanda Vieira, chefe do Segsae, o foco é preparar as redes. “As duas avaliações indicam em que nível de aprendizagem estão os nossos estudantes. A Seduc dará todo o suporte necessário às comunidades escolares para que todo o processo aconteça conforme planejado”, disse.

 

Como serão as avaliações do Saese e do Saeb

 

A aplicação e análise das avaliações serão de responsabilidade da Fundação Cesgranrio, que é responsável pela organização de exames, vestibulares e concursos públicos no país, sob a supervisão geral da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc).

 

Os estudantes das escolas públicas e privadas do 2º ano do Ensino Fundamental serão submetidos às provas de Língua Portuguesa e Matemática para demonstrar como está o nível de alfabetização dos alunos nessa faixa etária. Já para os alunos das escolas públicas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, as provas de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas de forma censitária, ou seja, coletando o máximo de informações sobre os alunos ao cobrir todas as escolas. Esse método visa validar o processo de participação dos estudantes por meio dos resultados demonstrados no exame.

 

Da mesma forma, os alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental farão provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza em datas separadas e serão informados sobre sua participação por e-mail enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada aluno fará apenas um teste, optando pela prova de Ciências da Natureza ou de Ciências Humanas. Na Educação Infantil, não haverá testes, mas a equipe gestora e os professores de creches e pré-escolas das redes públicas preencherão questionários contextuais on-line.

O Saeb e o Saese obedecem a alguns critérios para divulgação dos resultados. Os municípios devem ter no mínimo dez estudantes nos anos avaliados com, no mínimo, 50% dos alunos participando. Já as escolas devem ter um mínimo de dez estudantes fazendo os testes nos anos avaliados e, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando.