A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e o Instituto Banese firmaram, nesta quarta-feira, 16, um acordo de cooperação com o objetivo de apoiar ações voltadas para a arte digital na rede pública estadual de ensino, visando à oferta de espaço cultural, onde serão desenvolvidas atividades artísticas, culturais e científicas no Centro de Memória Digital Professora Enedina Chagas, em Simão Dias, no Centro-Sul sergipano, que será inaugurado em dezembro deste ano. A parceria compreende ainda a doação de poltronas para o centro.
Serão desenvolvidas ações culturais, com utilização do auditório localizado no Centro de Memória Digital de Simão Dias, com capacidade de 70 lugares, disponibilizado mediante termo de uso e preservação do espaço pelas Escolas da Rede Estadual, além do uso das áreas externas para apresentações culturais, exposições e realização de Feiras Científicas. O centro é uma iniciativa do Grupo Banese, através do Instituto Banese, e do Governo de Sergipe, e foi criado para salvaguardar e divulgar a história, a cultura e a identidade do município.
Para o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o convênio vai viabilizar e fortalecer ainda mais as atividades culturais nas escolas públicas sergipanas. “Esse centro em Simão Dias atrairá a atenção não somente das escolas locais, mas também de outras da região do nosso estado e até mesmo da Bahia. Tenho certeza de que Simão Dias se consolidará como um lugar de referência de memória, de cultura e de história de Sergipe, e esse empreendimento do Instituto Banese certamente reforçará essa vocação da cidade”, declarou.
O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, apresentou o projeto do Centro de Memória Digital, que se encontra em fase de conclusão, e registrou a importância da parceria com a Seduc. “Essa é uma relevante contribuição da Secretaria de Estado da Educação com o Centro de Memória Digital. Em seu roteiro de visitação o centro conta com o Cine-Theatro, um auditório onde os visitantes terão acesso a um interessante conteúdo sobre Simão Dias. O ambiente está sendo preparado também para a realização de seminários, palestras e apresentações musicais e teatrais. Portanto, é um espaço multidisciplinar bem projetado e confortável que em breve será utilizado de forma educativa pelas escolas”, disse.
Clube Cultural Caiçara de Simão Dias
Integrado ao conjunto arquitetônico do Centro de Memória Digital Professora Enedina Chagas, estará o Clube Cultural Caiçara, viabilizado pela parceria entre o Instituto Banese, o Governo do Estado de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Simão Dias. O Clube Cultural é resultado da reforma do prédio histórico do antigo Mercado Municipal de Simão Dias, construído em 1889. Com a reforma, reativa-se um importante ambiente de cultura que esteve abandonado, oferecendo à região uma nova opção de gastronomia, turismo e lazer.
Presenças
A assinatura do acordo de cooperação contou com a presença do superintendente executivo de Educação da Seduc, professor José Ricardo de Santana; da chefe de Gabinete, Rosilene Santos; da assessora da Superintendência Executiva da Seduc, Marivan Silveira; da diretora de Programas e Projetos do Instituto Banese, Celiene Lima; e da diretora Administrativa e Financeira do Instituto Banese, Léa Rocha.