Estudantes que foram selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira, dia 7 de fevereiro, para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foram admitidos. O Ministério da Educação (MEC) destaca a importância de os candidatos observarem as condições, procedimentos e documentos necessários para a matrícula, bem como ficarem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme edital próprio.
O MEC ressalta que, para aqueles que não foram selecionados nesta etapa, ainda há uma oportunidade. Até o dia 7 de fevereiro, é possível manifestar interesse pela lista de espera, destinada às vagas decorrentes das desistências dos candidatos selecionados na primeira chamada. A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.
Segundo o ministério, a lista de espera estará disponível durante todo o ano de 2024, e as instituições públicas de educação superior poderão utilizá-la para preencher vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está programada para o dia 16 de fevereiro.
O Sisu 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano, ofertando um total de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos por 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Vale ressaltar que a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu. Além disso, a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual o estudante foi selecionado.
Para facilitar o processo de inscrição, é garantido o acesso gratuito à internet pela universidade ou faculdade nos dias e horários de funcionamento regular da instituição. Não podem ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.