Parlamentar destacou que gestores e autoridades em saúde devem se colocar em alerta
Sergipe possui 52 casos registrados de varíola dos macacos (monkeypox), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desses, 15 foram confirmados só na última terça-feira (20). A senadora por Sergipe Maria do Carmo Alves (PP) revelou preocupação com a alta significativa de ocorrências em apenas um dia e afirmou que embora não haja motivo para pânico, a população deve começar a adotar mais cuidados a fim de prevenir a circulação do vírus, em especial neste momento de festas de fim de ano.
Além disso, ela ressaltou que gestores e autoridades de saúde do Estado devem observar o cenário com atenção e ficar em alerta. “É um aumento que não pode ser ignorado. É preciso que sejam promovidas já ações de conscientização à população a respeito da transmissão da doença, dos seus sintomas e de seu tratamento. Apesar de não haver mortes em Sergipe, é necessário frear a propagação do vírus, principalmente em razão dos grupos vulneráveis”, explicou Maria do Carmo, acrescentando que o Brasil tem 10.375 casos de monkeypox confirmados, segundo o Ministério da Saúde.
A senadora pediu que os sergipanos fiquem atentos aos sintomas da doença, e que, em caso de suspeita, procurem orientação médica o mais rápido possível. Alguns dos principais sintomas da varíola dos macacos incluem bolhas e feridas na superfície da pele, que coçam e doem, calafrios, febre, cansaço excessivo, febre e dor muscular. “Estar atento aos sintomas é crucial para evitar a transmissão do vírus. Só assim poderemos impedir que circule”, explicou.
Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que as pessoas com sintomas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as unidades hospitalares. “Ainda não há vacinas disponíveis para a monkeypox no Brasil, então as medidas de prevenção são essenciais neste momento. Ainda que não seja uma doença com alto índice de mortalidade no País, pode deixar sequelas mesmo em pacientes saudáveis. Peço aos sergipanos: cuidem-se”, solicitou Maria do Carmo.
PANDEMIA CONTINUA
A senadora da República lembrou que, apesar do cenário favorável, a pandemia de covid-19 não acabou. Por isso, ela também pediu à população que concluísse o esquema vacinal contra o coronavírus, e frisou que é através do imunizante que se poderá impedir a volta de aumento expressivo de casos e óbitos pela doença. “A vacina está disponível gratuitamente através do Sistema Único de Saúde. É com ela que colocaremos ponto final à pandemia. Vacine-se e vacine os seus filhos, e ajude o Brasil a ter um período de festas tranquilo, que não acarrete novos casos e mortes”, pediu Maria do Carmo Alves.