Pular para o conteúdo
Sergipe avança na universalização do saneamento com assinatura de contrato com a Iguá Saneamento’

Sergipe avança na universalização do saneamento com assinatura de contrato com a Iguá Saneamento’

6 meses de gestão PMA

Nesta quarta-feira, 18, o Governo do Estado formalizou a assinatura do contrato com a Iguá Saneamento para a prestação regionalizada dos serviços de água e esgoto na Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe. A cerimônia, realizada no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, marca uma etapa importante no processo de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto que era de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Sergipe. Vencedora da licitação da prestação de serviços, a Iguá conduzirá esses serviços por 35 anos. Nesses próximos 180 dias, será a fase de operação assistida, em que a Deso seguirá à frente dos serviços e a Iguá acompanhar a rotina dessa prestação nos 74 municípios que serão atendidos.

O governador Fábio Mitidieri destacou a coragem da gestão estadual ao avançar com a concessão parcial da Deso que continua uma empresa pública, comandada pelo Estado. “Hoje temos um sistema deficitário, e outros estados estão seguindo este passo. Nada vai acontecer da noite para o dia, mas, com o tempo, os investimentos trarão água nas torneiras e saneamento para as pessoas. Sergipe finalmente entra no século XXI. Hoje fazemos história e vamos construir um novo tempo no saneamento e no abastecimento de água em Sergipe”, afirmou o gestor, referindo-se à importância do contrato para o desenvolvimento do estado.

O CEO da Iguá, Roberto Barbuti, comentou sobre o compromisso da empresa: “Nosso objetivo é tornar Sergipe referência em saneamento no Brasil, e estamos confiantes na parceria com o Governo, Deso e demais entidades locais para garantir melhorias concretas”, afirmou.

O processo segue com a constituição de um Comitê de Transição, que vai facilitar a adaptação e organização dos serviços. O processo de concessão parcial visa a universalização do abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto no território sergipano, como estabelece o Novo Marco do Saneamento, cujo prazo é o final de 2033.

Foto: César de Oliveira


Leia também: Horóscopo agosto 2025: previsões detalhadas para todos os signos com foco em comunicação, trabalho e relacionamentos