Ação do Governo Itinerante mantém média de 4 mil atendimentos, a exemplo do que aconteceu na última edição, em Carmópolis
A sexta edição do ‘Sergipe é aqui’, realizado pelo Governo de Sergipe e coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, já tem data marcada. Desta vez, a população de Nossa Senhora das Dores, no médio sertão sergipano, receberá o projeto, na próxima sexta-feira, 16, no Colégio Estadual General Calazans.
A iniciativa tem como proposta percorrer todos os 75 municípios sergipanos, descentralizando e ampliando a oferta dos serviços públicos à população. Para a edição no município de Dores, mais de 30 secretarias, órgãos e empresas da administração pública estadual já estão com presença confirmada para ofertar seus serviços de forma gratuita, à exceção dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) em que são cobradas taxas.
Entre os serviços que serão oferecidos à população dorense, realização de consultas e exames pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com as carretas do homem e da mulher, realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais B e C. A Fundação Parreiras Horta e o Laboratório Central (Lacen), mais uma vez, realizará coleta de sangue para realização de PSA e com o programa Protege, para gestantes.
Também serão ofertados emissão de 1ª e 2ª via de RG, além de agendamento para emissão, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A Secretaria de Estado da Administração (Sead) levará os serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), entre eles a emissão do Passe Livre Intermunicipal. Já a Defensoria Pública do Estado ofertará a 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de orientações jurídicas relacionadas a ações de família, direito do consumidor, cível em geral e criminal, agendamento de mediações e conciliações, entre outros serviços.
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) fará o cadastramento e atualização do CadÚnico, orientação relacionada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ratifica Sergipe, serviço do RG Inclusivo, entre outros serviços. Estarão presentes também no ‘Sergipe é aqui’ em Dores a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac), Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), por meio do Procon, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).
Também já têm presença confirmada Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Corpo de Bombeiros, Adema, Sergas, Jucese, Sergipetec, ITPS, Codise, Fapitec, Detran, Banese, Banese Card, Agrese, Superintendência Estadual da Juventude (Superjuv) e Deso.
Serviço aprovado
A última edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada em 26 de maio, em Carmópolis, no leste sergipano, manteve o sucesso de público das edições anteriores, com média de aproximadamente 4 mil atendimentos.
Moradora do Povoado Aguada, em Carmópolis, Maria da Conceição Santos aproveitou o Espaço da Mulher e elogiou o projeto. “Vim tirar a carteira de meia-entrada da minha menina. Aproveitei para me embelezar, fazer minhas unhas. É uma iniciativa importante, faz muita diferença para a população. Tem muita variedade de serviço, e ajuda muito quando o governo está mais perto”.
A funcionária pública e ambulante Angélica Santos também enalteceu o ‘Sergipe é aqui’ por aproximar o governo da população do interior. “Quando o governo está perto do município, acho que o município cresce. A tendência é melhorar e crescer para ajudar a população, né?”, disse.
Para Angélica, que expôs produtos alimentícios junto a outras cozinheiras e artesãs, o projeto incentiva também a geração de emprego. “A gente viu uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. É muito bom esse evento aqui pra Carmópolis, e, também, para gente mostrar nossos produtos. Eventos como esses agitam o comércio. É geração de emprego e a população precisa. Eu estou amando, para mim, isso aqui está sendo um sonho realizado”, pontuou.
Além de Carmopólis, os municípios de Boquim, Propriá, Porto da Folha e Estância já foram contemplados com o programa.
Investimentos
A ação possibilitou, também, que Carmópolis se tornasse a capital sergipana e sede do Governo de Sergipe. Na ocasião, o Governo de Sergipe autorizou a execução de investimentos que beneficiarão o município, com a contratação do serviço de reforma e revitalização do Parque das Mangueiras, resultando em um investimento de R$ 2.285.643,16.
Também foi assinada a execução de serviços de asfaltamento em diversas ruas do município, abrangendo uma área de 14 mil metros quadrados. Essas obras serão realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi). Em todos os municípios pelos quais tem passado, o Governo Itinerante deixa uma marca de investimentos para a população local e da região, sempre com a autorização de obras e ações realizadas pelo Governo do Estado.