Pular para o conteúdo
Sergipe já realizou duas captações de múltiplos órgãos no início de 2023

Sergipe já realizou duas captações de múltiplos órgãos no início de 2023

Secretaria de Saúde contabilizou doações de quatro córneas, um rim e um coração

O ano de 2023 começou com um grande marco na saúde em Sergipe e esperança para os pacientes que esperam por transplante de órgãos. Neste início de ano a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central Estadual de Transplantes, realizou duas captações de múltiplos órgãos. No Hospital São José foram captadas duas córneas e um rim, já no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foram captadas duas córneas e um coração.

Isto representa a participação de mais hospitais no processo de doação e captação de órgãos no estado, possibilitando maior oferta de órgãos e tecidos para os pacientes listados, reduzindo o tempo de espera. O transplante é uma modalidade terapêutica que depende essencialmente do doador.

Em Sergipe, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), no ano de 2022, houve um recorde de doadores de órgãos e tecidos. Foram 35 doadores de múltiplos órgãos e 84 doadores de tecidos – córneas ópticas e tectônicas. Segundo a enfermeira da Central Estadual de Transplantes, Eliana Oliveira Hora, o estado vem avançando em captações e realização de transplantes. “Realizamos quatro transplantes de rim com doador vivo e 173 transplantes de córnea, com doadores falecidos. Além disso, ofertamos, por meio da Central Nacional de Transplantes, um coração, 64 rins e 35 fígados”, ressalta.

Existem dois tipos de doadores de órgãos, o doador em vida e o doador após ser diagnosticado com morte encefálica. O doador vivo pode doar um rim, medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue); parte do fígado (em torno de 70%) e parte do pulmão (em situações excepcionais). Já um único doador falecido pode salvar mais de oito vidas, podendo doar coração, pulmão, fígado, os rins, pâncreas, córneas, intestino, pele, ossos e válvulas cardíacas.

Hospitais

Em Sergipe, os hospitais que realizam transplantes de órgãos são o Hospital Universitário de Aracaju – autorizado a realizar transplante de rim e de córnea; Hospital de Cirurgia – autorizado a realizar transplante de fígado e rim (aguardando a contextualização dos procedimentos pela SES); Hospital de Olhos de Sergipe, Núcleo de Laser e Cirurgia Ocular, Instituto de Olhos Cristiano, Hospital de Olhos Rollemberg Gois e Ocular Day – autorizados a realizar transplante de córnea.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter