O Programa Saúde na Escola em Sergipe conquistou, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking nacional dos indicadores gerais da iniciativa, garantindo as maiores frequências de cobertura das ações dos eixos temáticos e, especialmente, dos eixos prioritários, determinados pelo Governo Federal. O programa é coordenado pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seed).
A iniciativa une escolas públicas e unidades de saúde para desenvolver ações de promoção, conscientização, prevenção e atenção à saúde para estudantes, promovendo a integração da educação e saúde entre crianças e adolescentes. Em Sergipe, o PSE está presente nos 75 municípios do estado.
Em 2025, Sergipe registrou uma cobertura de 84,7% das ações dos 14 eixos temáticos amplos do PSE, como promoção da saúde bucal, avaliação antropométrica, prevenção de doenças crônicas, educação em saúde sexual e reprodutiva, combate à violência e promoção da cultura de paz, além de verificação e atualização vacinal.
O Estado também garantiu 85% de cobertura para atividades relacionadas aos eixos prioritários, com temas como alimentação saudável, prevenção da obesidade e saúde mental.
Foto: Mario Sousa

