Pular para o conteúdo
Sergipe tem a menor taxa de desemprego desde 2012, resultado das políticas estaduais de geração de emprego

Sergipe tem a menor taxa de desemprego desde 2012, resultado das políticas estaduais de geração de emprego

A taxa de desemprego em Sergipe de 7,7%, registrada no terceiro trimestre encerrado em setembro deste ano, é a menor desde 2012, quando a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua começou a ser realizada. Em setembro do ano passado, por exemplo, a taxa era de 8,4%, índice já considerado histórico no estado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 14, pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

“Dizemos 2012, porque é quando começou a série histórica do cálculo da taxa de desemprego em todo o Brasil. Mas é a menor taxa de desemprego da história de Sergipe”, detalhou o secretário do Trabalho, Jorge Teles. A gestão pública atribui a façanha a políticas como o Programa Primeiro Emprego (PPE), que inclui no mercado de trabalho jovens entre 18 e 29 anos sem nenhum registro em carteira de trabalho ou ainda ao ‘Qualifica Sergipe’, programa de capacitação profissional por meio de cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local.

As medidas fiscais e a captação de novos negócios também são apontadas pelo governador Fábio Mitidieri como propulsoras do cenário positivo em Sergipe. A chegada de grandes empreendimentos, como o grupo H. Egídio, a rede Atakarejo, o grupo Mix Mateus e a expansão do supermercado Bombom, contribuiu para a queda do desemprego e abertura de novas vagas de trabalho em Sergipe, cita o chefe do Executivo estadual.

Foto: Thiago Santos